Produtores de Hollywood esperam levar ao cinema a história dos oito anos de sofrimento de seis profissionais médicos estrangeiros acusados e condenados de injetar propositalmente HIV em 460 crianças líbias.
A Sixth Sense Productions, que ajudou a financiar o drama indicado ao Oscar "Hotel Ruanda", sobre o genocídio em Ruanda, disse que o médico palestino e as cinco enfermeiras búlgaras envolvidos concederam o direito à história de suas vidas ao projeto intitulado "The Benghazi Six" (Os Seis de Benghazi).
O médico e as enfermeiras, que foram condenados à morte, foram libertados em 24 de julho depois de a União Européia ter mediado um acordo de cooperação com a Líbia, após anos de complexas batalhas legais e políticas.
Eles sempre afirmaram sua inocência, dizendo que foram torturados para confessar terem intencionalmente provocado uma epidemia que levou centenas de crianças a serem contaminadas com o vírus causador da Aids, enquanto trabalhavam em Benghazi, a segunda maior cidade da Líbia, em 1998.
Sam Feuer, da Sixth Sense, disse à Reuters em e-mail no domingo: "O mundo precisa tomar conhecimento dessa injustiça. Não é apenas uma história búlgara - é uma história com a qual o mundo vai aprender."
A Bulgária, que ingressou na UE em janeiro, e os EUA pressionaram pela libertação do médico e das enfermeiras, apontando para evidências de tortura e estudos mostrando que a epidemia começou antes da chegada das enfermeiras ao hospital pediátrico de Benghazi.
Feuer disse que, embora seja focado no médico e nas enfermeiras, o filme também mostrará a tragédia das crianças contaminadas com o vírus, mais de 50 das quais já morreram. A Sixth Sense está em conversações com Ann Peacock, autora do roteiro adaptado de "As Crônicas de Nárnia", para escrever o roteiro do filme.
As enfermeiras búlgaras e o médico Zdravko Georgiev, marido de uma delas, deixaram a Bulgária no final dos anos 1990 para trabalhar na Líbia, onde os salários eram mais altos. Dezenove profissionais médicos búlgaros foram detidos no início de 1999, e 13 foram libertados posteriormente.
Especialistas ocidentais disseram que o verdadeiro culpado pela contaminação das crianças com o HIV foi a ineficiência do sistema de saúde da Líbia.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana