O Ibama divulgou na sexta-feira (31) os resultados parciais da Operação Araucária 7, que desde o dia 21 vem combatendo o desmatamento no Sul do Paraná. Doze multas ambientais já foram lavradas, resultando num total de R$ 926,6 mil. Além, disso, 555 hectares foram embargados e 54 metros cúbicos de madeira, apreendidos.
A operação, que conta com 28 fiscais do Ibama, deve continuar por mais cinco dias. O ecossistema da floresta com araucárias é o mais ameaçado no estado. Restam apenas 0,8% de matas em bom estado de conservação.
Denúncia
Na quarta-feira (29), foi divulgado pela Gazeta do Povo uma denúncia de exploração irregular de araucária e mata nativa no estado. A denúncia se baseava em um documento técnico enviado ao Banco Mundial pela Rede da Mata Atlântica e em um relatório do Ibama que apontou licenças de corte e retirada de madeira concedidas irregularmente pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
O presidente do IAP, Rasca Rodrigues, determinou nesta sexta-feira a abertura de uma sindicância que deverá avaliar todos os processos referentes ao licenciamento para cortes e retirada de madeira emitidas pelo Instituto.
Por conta das denúncias, o IAP suspendeu, por tempo indeterminado, a concessão de novas autorizações de corte e retirada.
Deixe sua opinião