A leveza da arte e a precisão da ciência são aspectos vitais de uma modalidade artística pouco conhecida, mas que carrega funcionalidades para além do emprego cultural: a ilustração botânica. Milenar, a técnica tem em Curitiba alguns de seus principais expoentes, que integram o Centro de Ilustração Botânica do Paraná (CIBP) – único do Brasil que abriga artistas voltados exclusivamente para a ilustração de plantas.
Parte do trabalho desses artistas – 16, no total – está reunida agora num livro pensado e organizado pelo próprio grupo. O volume foi lançado no fim do ano passado e traz 125 trabalhos, sendo muitos deles retratos da diversidade da flora paranaense.
Notável pela reprodução incansável de detalhes e pela busca do retrato perfeito, a ilustração botânica esfacela a premissa que impõe a liberdade como fator imprescindível da arte e mostra que fidelidade ao objeto também produz obras de (muito) valor. Por isso, esta técnica tem sido considerada não apenas um estilo artístico, mas também um meio de divulgação científica e uma grande aliada da preservação da natureza.
Arte Botânica no Paraná
Centro de Ilustração Botânica do PR via Lei Rouanet, 280 pp. R$ 120. À venda nas livrarias da Vila e do MON.
“Ao mesmo tempo em que priorizamos o lado artístico da profissão, também temos enorme satisfação de pintar e divulgar nossa flora. Não retratamos só aquilo que achamos bonito, mas é grande a preocupação em contribuir com a preservação das plantas nativas do Paraná, trabalhar nesse legado que, com certeza, é e será muito importante”, ressalta Cristina Klas Bico, uma das participantes do CIBP.
Desde que o Centro de Ilustração Botânica do estado foi oficialmente criado, há 14 anos, quatro biomas já foram temas dos trabalhos do grupo.
Além de percorrer os Campos Gerais e as matas de araucárias, os artistas também detalharam espécies presentes no Litoral e na Mata Atlântica paranaense.
O curso
Ficou interessado na ideia de ilustrar plantas? As inscrições para o curso extensivo de arte botânica estão abertas, no Centro de Ilustração Botânica do Paraná.
As aulas começam no dia 9 de março, com encontros semanais até novembro. As inscrições para os cursos podem ser feitas pelo e-mail cursos@cibp.com.br ou na sede da escola. Outras informações pelo telefone (41) 3352-7919.
O Centro de Ilustração Botânica do PR não recebe incentivos governamentais para manter as atividades. O dinheiro usado para as despesas do grupo vem de mensalidades pagas pelos próprios membros e também pelos alunos que passam pelos cursos de ilustração.
Os artistas do Centro de Ilustração contam com assistências pontuais, como a que deu origem ao livro Arte Botânica no Paraná, lançado no fim de 2014. O incentivo veio da Companhia Paranaense de Energia (Copel), por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia