Apesar de ter anunciado a publicação de seu último livro sobre Harry Potter, a escritora britânica J.K. Rowling não se esquecerá de seu herói literário e estuda escrever uma enciclopédia sobre o famoso mago, publicou o jornal "The Sunday Telegraph".
O sétimo e último volume da série, "Harry Potter and the deathly hallows" (que em português deve se chamar "Harry Potter e as insígnias da morte"), chegará às livrarias do mundo todo em julho.
Enquanto isso, a milionária escritora britânica já pensa em seu próximo projeto: uma espécie de guia enciclopédico sobre o mundo mágico de Potter escrito a partir das notas e apontamentos que utilizou durante os últimos dez anos.
A obra tratará das figuras históricas, como os fundadores da escola de magia de Hogwarts, assim como das árvores genealógicas dos principais personagens (o próprio Harry, Hermione, Dumbledore e Voldemort).
Em março, a autora de 41 anos mostrou sua tristeza com o fim da saga, no que parecia ser o término de sua relação com o aprendiz de bruxo.
"Sempre soube que a história de Harry acabaria no sétimo livro, mas dizer adeus foi tão triste", chegou a dizer a romancista em seu site, ao afirmar que é muito improvável que volte a escrever sobre o mago.
No entanto, a escritora revelou no site que "poderia fazer um oitavo livro para a beneficência, uma espécie de enciclopédia desse mundo, de modo que poderia utilizar o material adicional que não aparece nos livros".
Segundo o jornal, a possibilidade foi confirmada pelo representante de J.K. Rowling, Christopher Little, que disse que a autora "conserva todos os direitos da série Harry Potter".
As legiões de fãs de Potter e as livrarias esfregariam as mãos se o projeto se tornasse realidade, afirma o "Sunday Telegraph".
Aparentemente, as notas de Rowling sobre seu personagem são tão detalhadas quanto as usadas pelo escritor J.R.R. Tolkien (1892-1973) para criar a Terra-Média, o mundo fantástico da famosa trilogia de "Senhor dos anéis".
As vendas de uma enciclopédia autorizada de Harry Potter poderiam inclusive concorrer com o sétimo livro da saga, que já tem 1,5 milhão de exemplares vendidos antecipadamente no site da loja virtual Amazon.
Os especialistas prevêem que a última aventura do mago quebrará recordes no setor editorial quando for colocada à venda, em 21 de julho.