A semana é de poucas estréias nos cinemas de Curitiba, mas de reparo com o público curitibano, graças à estréia de "Maria Antonieta" e o início de uma retrospectiva de filmes do diretor Jim Jamursch. São cinco novos filmes para serem conferidos na telona, um deles, "A Pele", estrelado pela atriz Nicole Kidman.Chega à capital paranaense o longa "Maria Antonieta" (veja trailer) de Sofia Coppola. O filme foi lançado no Festival de Cannes de 2006 e estreou no Brasil no último dia 16 de março. Estrelado por Kirsten Dunst, o filme é baseado em uma biografia da rainha francesa, escrita por Antonia Fraser. Conforme a diretora, ela se baseou nesta obra porque apresenta a rainha como um personagem mais humano. Assassinada pela Revolução Francesa, Maria Antonieta, era considerada um símbolo do luxo e do distanciamento que a corte francesa tinha do povo, que estava insatisfeito com sua condição de pobreza e sem possibilidades de ascenção social. Nascida na Áustria, ela foi enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI. Na corte de Versalles, ela se sente reprimida pelas situações que encontra e acaba criando um universo paralelo e particular. A produção ganhou o Oscar de melhor figurino, e apesar de retratar uma história de época, Coppola utiliza músicas contemporâneas na trilha sonora. Nicole Kidman volta às telas em "A Pele" (veja trailer), cinebiografia de Diane Arbus, uma das mais conceituadas fotógrafas do século XX. O trabalho com Lionel Sweeney, interpretado por Robert Downey Jr, é o tema central do filme. Portador de tricotomia, doença que apresenta execesso de pelos pelo corpo, ele foi retratado pela fotógrafa que ao longo da carreira demonstrou interesse pelo mundo bizarro.
Um jovem guarda de trânsito que sofre de baixa estima procura superar seus problemas em um curso secreto, que promete tornar as pessoas mais confiantes. Este é o mote de "Escola de Idiotas"(veja trailer), nova comédia nos cinemas. O professor do curso é interpretado pelo ator Billy Bob Thornton, ex-marido da atriz Angelina Jolie. Do cinema brasileiro, estréia "Proibido Proibir", dirigido por Jorge Durán. Os atores Caio Blat, Alexandre Rodrigues e Maria Flor vivem um triângulo amoroso e tentam ajudar uma paciente terminal, internada no Hospital Universitário. O filme ganhou os prêmios de Melhor Filme, no Festival de Biarritz e no Festival de Viña del Mar, o Prêmio Especial do Júri, no Festival de Havana e de Melhor Diretor no Festival de Valdivia.Retrospectiva
Paralelo às produções hollywodianas, o Cine Novo Batel promove uma retrospectiva do diretor Jim Jamursch. A primeira atração é o longa "Estranhos no Paraíso", em cartaz a partir desta sexta-feira (18). De 1984, a produção perdeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes para "Paris, Texas", do diretor alemão Wim Wenders. A filme mostra a viagem de dois amigos, acompanhados da prima de uma deles, recém chegada da Hungria. Devido ao tédio total em que estão (tema recorrente do diretor) eles partem de Nova Iorque para visitar um tia em Cleveland e depois seguem para Flórida. A cultura pop norte-americana é abordada na fita, através da prima que chega da Europa e estranha quase tudo o que vê.
Horários das sessões e endereços dos cinemas devem ser conferidos no Guias e Roteiros
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia