Conheça alguns filmes infanto-juvenis que marcaram época:
Anos 30 e 40 Os desenhos animados eram voltados ao público adulto até a ascensão dos estúdios Disney. O primeiro longa-metragem animado produzido pelo império foi Branca de Neve e os Sete Anões (1937). O filme em carne e osso O Mágico de Oz (1939), com Judy Garland, encanta a garotada até hoje.
Anos 60 e 70 No Brasil, os filmes de Amácio Mazzaropi lotavam as salas de cinema de crianças. Renato Aragão e Os Trapalhões seguiram o mesmo caminho e se consolidaram durante mais de 20 anos como campeões de bilheteria.
Anos 80 O cinema investiu pesado no público infanto-juvenil nesta época. Filmes de aventuras, como Os Goonies (1985) e Conta Comigo (1986), inauguraram o estilo. Universos mágicos e fantásticos também hipnotizavam os pequenos. Labirinto A Magia do Tempo (1986) e E.T. O Extraterrestre se tornaram clássicos.
Anos 90 As animações da Disney voltaram a fazer sucesso nos cinemas com o lançamento e A Bela e a Fera (1991), levando outras produtoras a investir no gênero. As peripécias de Macaulay Culkin em Esqueceram de Mim (1991) e suas seqüências também garantiram diversão para toda a família.
2000 O gênero foi invadido por animações americanas como Shrek e Madagascar e japonesas como A Viagem de Chihiro e O Castelo Encantado. A trilogia de O Senhor dos Anéis e as versões para o cinema das histórias de Harry Potter também cativaram o público. O novo favorito das crianças entretanto, é a refilmagem de A Fantástica Fábrica de Chocolate , dirigido por Tim Burton.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura