Essa história surgiu, como muitas, de fatos reais. Imagine que você deixou um balão de hélio em casa e saiu para trabalhar. Quando volta, ele não está onde foi deixado, e sim vagando pela casa. Ora grudado ao teto, subitamente espreitando num canto, sentado numa cadeira.
Essa experiência com o brinquedo semovente assustou e fez rir a escritora e roteirista Carol Sakura, que agora lança, ao lado do ilustrador Walkir Fernandes, o livro infantil “Anacleto, o Balão”. O evento de lançamento acontece neste sábado (21) na Livraria da Vila (no Shopping Pátio Batel), das 15h às 18 horas, com entrada franca.
“O balão Anacleto tem nome, mas o resto da família não”, explica a autora. “É como se pudesse acontecer com qualquer criança.” O menino “vitimado” pelo balão caminhante acaba imaginando que a bexiga tem vida, e até começa a sonhar com ela, espreitando pelos cantos, surgindo de trás das portas para dar sustos.
A forma como ele lida com o medo envolve muita fantasia – daquele jeito que cada criança precisa dar conta de seus conteúdos.
A história começa já na capa, numa inovação arquitetada por Carol para fazer com que a obra inteira comunique a narrativa. “No final, quando ele consegue superar o medo, mostramos ele saindo feliz com a bicicleta, mesmo nas folhas de guarda do livro”, conta.
A escrita de Carol revela um cuidado poético com a literatura infantil, mostrando que é possível confiar na imaginação e inteligência do público mirim.
PROGRAME-SE
Carol Sakura e Walkir Fernandes. Dogzilla Studio. R$ 38. 48 pp, com capa dura. Lançamento dia 21 às 15 horas na Livraria da Vila (Pátio Batel). Entrada franca.
Deixe sua opinião