O Sesc Paço da Liberdade abriga nesta sexta-feira (7), a partir das 18 horas, o lançamento do livro “Conversas sobre Arte”, organizado por Juliana Burigo e Dayana Zdebsky de Cordova. Até domingo (9), o espaço de exposições do prédio abriga uma mostra com obras dos sete artistas entrevistados no livro, como Tony Camargo, Eliane Prolik e Geraldo Leão.
O projeto, realizado por meio do mecenato da Fundação Cultural de Curitiba, surgiu em 2009, de um trabalho artístico feito por Juliana naquele ano. Na contrapartida social, ela publicou entrevistas com artistas que a influenciaram, como Camargo, a artista Carina Wide e o galerista Marco Mello. “Vi que tinha um potencial muito bacana. Encontrei a Dayana e definimos que os artistas indicariam os outros entrevistados”, explica.
As conversas, que são ilustradas por imagens dos artistas, não versam sobre as suas carreiras, mas refletem sobre perguntas mais amplas, como “o que é arte contemporânea?”. “A gente partiu da ideia de entrevista, mas sem um preparo ou um tema específico, foi espontâneo”, diz Juliana, que acredita que a obra ajudará a aproximar o público da arte. “Não são textos tão pesados como uma crítica. Se aproxima mais de todas as pessoas, porque trata de vários aspectos, sem querer uma resposta correta.”
O livro será distribuído gratuitamente para o público no lançamento.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia