Um dos principais poetas modernos brasileiro e uma peça de teatro do século 19 estão entre os títulos mais emprestados no último ano na Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Não é por acaso.
Os dois livros “Claro Enigma“, de Carlos Drummond de Andrade, e “Os Dois”, de Martins Pena, são apostas dos professores de cursinho para o vestibular 2017 da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Os livros de leitura obrigatória para o vestibular são uma das principais chamarizes para as cerca de 1,8 mil pessoas que circulam pela BPP todos os dias.
Foi assim com a estudante de Física Katlheen Vieira, que há cerca de dois anos começou a frequentar a biblioteca por esta razão e tomou gosto. “Adoro os romances policiais como os de Sherlock Holmes”, conta.
Na última quarta-feira (24) ela tinha levado a irmã Sabrina, de 10 anos, para também se associar à BPP. “Ela tem uma prateleira enorme de livros e me ensinou a ler. Vou poder escolher um bem legal para mim agora”.
Jornal literário “Cândido” completa cinco anos
Publicado mensalmente pela Biblioteca Pública, jornal literário mensal faz edição especial sobre literatura paranaense.
Leia a matéria completaO diretor da BPP, Rogério Pereira, explica que a divisão da lista dos mais locados entres os indicados ao vestibular e os chamado best-sellers (ou long-sellers, como são chamados os livros de apelos popular que permanecem anos entre os mais lidos) é rotina histórica da BPP.
Não ficam nas prateleiras os romances de fantasia que são fenômeno entre o chamado público jovem-adulto como “A Guerra dos Tronos”, de George R. R. R Martin, e os romances de autores de apelo comercial como John Green ou Nicholas Sparks.
“A lista se forma por dois aspectos: um pragamático, a necessidade da BPP servir como um amparo sólido para a vida estudantil, e, por outro lado, você ampara um leitor ávido por estes livros que caem no gosto popular”, diz o diretor.
Pereira observa que, sem contar os livros do vestibular, que mudam a cada ano, a relação dos mais retirados tem nomes cativos como o clássico “Fernão Capelo Gaivota”, de Richard Bach, publicado pela primeira vez em 1970 e ainda hoje um dos mais requisitados.
“Percebe-se que não são mais títulos que são trabalhados pelo mercado e sim aqueles em que funciona a propaganda boca a boca entre os leitores”.
Acervo
A Biblioteca Pública vai completar 160 anos em março de 2017. Com um acervo atual de cerca de 200 mil títulos, renovados anualmente com a doação de 25 mil livros como média histórica, a BPP loca por dia entre 1,4 mil obras. Para o mês de novembro a direção da casa programa uma compra patrocinada de mais 5 mil títulos. “É o único lugar em todo o estado em que há tanta gente lendo e pensando em literatura”, destaca Pereira.
Os dez livros mais locados na BPP no último ano
1 - “Claro Enigma”, Carlos Drummond de Andrade. (437)*
2 - “Os Dois”, ou, “O Inglês Maquinista: Comédia em Um Ato”, Martins Pena. (414)
3 - “A Última Quimera”, Ana Miranda. (406)
4 - “Fogo Morto”, José Lins do Rego. (240)
5 - “A Culpa é das Estrelas”, John Green, (200)
6 - “A Guerra dos Tronos”, George R. R. R Martin. (173)
7 - “A Menina Que Roubava Livros”, Markus Zusak. (171)
8 - “Um Amor Para Recordar”, Nicholas Sparks. 169
9 - “O Ladrão de Raios”, Rick Riordan. 168
10 - “Presentes da Vida”, Emily Giffin. 162
Fonte: Biblioteca Pública do Paraná (BPP).
* Número de locações no período entre 01/08/2015 a 01/08/2016
Direita vê ação contra militares como “cortina de fumaça”; governistas associam caso a Bolsonaro
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
PF diz que Braga Netto foi peça-chave em suposto plano de golpe de Estado
Quem são os secretários escolhidos por Trump para compor o governo dos EUA a partir de 2025
Deixe sua opinião