A religião, a produção econômica e a colonização inspiram e motivam as festas populares do Paraná. São eventos organizados pela comunidade em parceria com a autoridade municipal que celebram os santos padroeiros, comemoram a colheita e os produtos de cada região ou lembram as tradições das etnias que colonizaram o estado. Tratam-se de eventos em locais públicos que reúnem um grande número de pessoas e movimentam as regiões onde acontecem.
As festas populares do Paraná estão descritas em um caderno publicado pela Secretaria de Estado da Cultura SEEC, através do projeto Paraná da Gente. A equipe envolvida neste trabalho está fazendo um inventário das manifestações culturais do estado que já resultou em duas publicações. A primeira foi o caderno "Pratos Típicos do Paraná", sobre a culinária do estado e o segundo "Festas Populares do Paraná".
Conforme Renato Carneiro, coordenador do Paraná da Gente, ainda este ano deve ser lançado o caderno "Lendas e Contos do Paraná". Para 2.006 estão previstos os lançamentos de cadernos sobre os equipamentos culturais e a história dos municípios, recuperando a origem do nome de cada cidade, entre outras coisas.
"A intenção do projeto é que o município se conheça mais e que os paranaenses conheçam o Paraná. É uma maneira de criar vínculos entre a população e suas cidades, contribuindo para preservação de seus patrimônios, além de servir como uma espécie de banco de informações para formulação de políticas públicas consistentes para a área", disse Carneiro.
O coordenador do projeto diz que todo material publicado nos cadernos foi baseado em informações passadas pelos municípios. Como critério para se enquadrar no inventário de festas populares foi levado em conta que o evento fosse realizado a mais de cinco anos, para não caracterizar uma iniciativa vinculada às administrações municipais, a realização em local público e de ampla divulgação.
Os cadernos publicados tiveram edições de 3 mil exemplares distribuídos para bibliotecas, prefeituras e universidades. Como a tiragem é pequena os cadernos estão sendo disponibilizados na internet no site da SEEC. O caderno "Pratos Típicos do Paraná", já está disponível para download e a expectativa é que o caderno sobre festas populares seja disponibilizado no prazo de 15 dias.
Para conferir acesse: www.pr.gov.br/seec
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”