Curitiba vai ter este ano um Natal mais envolvente. Papais e mamães noéis nas ruas, carreatas nos bairros, a construção de uma fábrica de brinquedos são algumas das novas atividades programadas, que pretendem envolver toda a cidade no espírito natalino. A iniciativa começa na noite de quarta-feira (30), durante uma festa no Castelo do Batel, de lançamento do Natal Encantado e Solidário, promovido pela prefeitura de Curitiba em parceria com várias empresas e comunidade.
"Os curitibanos já têm tradição em comemorar o Natal e este ano estamos com uma programação extensa. Queremos que toda população participe", comentou o secretário municipal de Turismo, Luiz de Carvalho. Durante a festa de lançamento, o prefeito em exercício vai entregar a chave simbólica da cidade para o Papai Noel. Um grande show pirotécnico e a magia das luzes que serão acesas, simultâneamente, em diferentes pontos da cidade, incluindo as 250 mil luzes no Castelo do Batel e das administrações regionais de Curitiba, marcam a chegada do espírito do Natal à cidade.
Além das tradicionais celebrações como o espetáculo do Coral HSBC no Palácio Avenida, as feiras natalinas e as decorações dos shoppings foram criadas novas atrações que serão desenvolvidas durante todo o mês de dezembro.
A Praça Santos Andrade também será palco de atenções. Neste ano, as crianças poderão conhecer no local a Fábrica do Papai Noel, que oferecerá ao público 12 espetáculos num espaço de 600 metros quadrados. As instalações já estão sendo montadas, e as apresentações começam no dia 9 de dezembro, mostrando o dia-a-dia de duendes trabalhando na produção de presentes para a data.
Também do dia 9 têm início as carreatas que vão acontecer sempre à noite, de Norte a Sul e de Leste a Oeste. Serão carros decorados, os tradicionais caminhões da Coca-Cola, e carros particulares que queiram passear em carreata, espalhando a alegria do Natal em todas as regiões da capital paranaense.
A partir do dia 5, papais e mamães noéis vão estar nas principais esquinas da cidade distribuindo a motoristas e pedestres, fitas, bolas natalinas e adesivos com a frase "Natal encantado, eu participo". A Associação Comercial do Paraná, por meio da campanha Centro Vivo, vai promover ações em frente à Catedral.
"Graças ao espetáculo do Palácio Avenida, o Natal de Curitiba já é conhecido em todo mundo. Queremos aproveitar isto e tornar Curitiba numa referência de destino turístico durante este período. Por isso procuramos parcerias para aumentar a festa e levá-la à todas as regiões", disse o secretário Carvalho.
No dia 17, está previsto o Concerto de Natal com a Orquestra Sinfônica do Paraná, no Parque Barigüi. A atividades são gratuitas e poderão ser conferidas até o fim de dezembro.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo