Rio de Janeiro - Choveu muito sobre o Maracanã. Em cântaros. O aguaceiro despencou sem dó nem piedade sobre os 70 mil fãs da popstar Madonna que assistiram ao primeiro show da turnê Sticky & Sweet no Rio de Janeiro, no último domingo (14). Mas o público não pareceu se importar muito. Dançou, cantou, pulou e chorou. Afinal, o "dilúvio" era algo já meio anunciado quatro, cinco horas antes da cantora subir ao palco: um dos produtos mais vendidos pelos ambulantes que perambulavam pelas filas antes de os portões do estádio serem abertos eram capas plásticas descartáveis. A R$ 5, mesmo preço de uma cerveja em lata dentro do campo.
Coube ao DJ inglês Paul Oakenfold, que apresentou um set list empolgante e de forte apelo pop, a missão de aquecer a platéia para Madonna. O show começou com meia hora de atraso, às 20h30. Foi quando o céu começou a desabar. A sincronia foi tanta que a chuva só deu trégua durante última música do setlist, "Give It 2 Me".
Mas se os fãs não pareciam se incomodar muito com a umidade, Madonna, em alguns momentos, mostrou-se visivelmente irritada. Sobretudo quando caiu no chão molhado, de joelhos, enquanto cantava "Shes Not Me", a quinta música de um repertório de 23 canções, entre novos sucessos de Hard Candy (2008) e clássicos de três décadas de carreira. Mas quem não ficaria?
Por fim, a empolgação dos fãs acabou por contagiar a popstar, que fez sua segunda apresentação no Maracanã ontem à noite. Aos poucos, Madonna relaxou e entrou no clima dos brasileiros. Protegida por seguranças com guarda-chuvas, ela passeou bastante na passarela e fez a alegria dos fãs que ficaram bem perto do mini-palco. Foi lá que ela cantou "Human Nature", com direito a uma participação virtual (e aplaudida) de Britney Spears nos telões. Na balada "You Must Love Me", disse que era bom estar no Brasil depois de tanto tempo 15 anos se passaram desde que a cantora trouxe ao Brasil a turnê The Girlie Show. A resposta foi imediata: um "I love you" em coro.
Clássicos como "Like a Prayer", "Ray of Light" e "Music" também não ficaram de fora e levantaram o Maracanã mais do que Fla-Flu, apesar de Sticky & Sweet ser um espetáculo mais high-tech e audiovisual do que propriamente emocional. A catarse veio mesmo em "Give It 2 Me", a última música do show, a tal ponto que fez a chuva parar. Madonna desceu do palco e circulou entre a platéia lateral, levando os fãs ao delírio. Nesse momento, a partida já estava mais do que ganha. Apesar do "gramado" encharcado.