Maurício Kubrusly e Alberto Dines, dois expoentes do jornalismo brasileiro, estarão em Curitiba nesta quarta-feira (21) para falar sobre seus livros. Eles se apresentam em lugares distintos com uma hora de diferença de um para outro.
Kubrusly é o primeiro, às 19 horas, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação. Repórter da Rede Globo, ele participa da sessão de autógrafos do livro "Me Leva Brasil: a Fantástica Gente de Todos os Cantos do País" (Editora Globo, 416 págs., R$ 38), o segundo da série de livros Fantástico, inspirados por reportagens exibidas no programa dominical. Zeca Camargo lançou o primeiro, "A Fantástica Volta ao Mundo".
Quando sugeriu a série de matérias, há seis anos, Kubrusly defendeu sua idéia com apenas uma frase: "contar histórias de pessoas que vivem longe das grandes cidades". A proposta foi aprovada de imediato. De lá para cá, o repórter visitou 150 cidades e viajou pelo menos 400 mil quilômetros, o equivalente a mais de dez voltas ao redor da Terra.
Dines
Às 20 horas, no Sesc da Esquina, o jornalista Alberto Dines realiza a palestra "Uma Conversa entre Stefan Zweig e Antônio José da Silva", promovida pela Comunidade Israelita do Paraná. Um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, Dines ganhou notoriedade ao biografar o escritor judeu Stefan Zweig (1881 1942) no livro "Morte no Paraíso". No ano passado, a editora Rocco lançou uma nova edição de sua obra, revista e ampliada.
Além de Zweig, Dines, que é também colunista da Gazeta do Povo, pesquisou a vida do brasileiro Antônio José da Silva (1705 1739), escritor de comédias para o teatro perseguido por suas raízes judaicas. A intenção de aliar esses dois personagens veio, segundo Dines, de uma "coincidência cronológica", pois neste ano se comemora os 300 anos do nascimento do comediógrafo, e do desejo de lembrar dessas duas figuras importantes para história nacional.
Dines comanda ainda o Observatório da Imprensa, programa exibido pela TVE Brasil há sete anos. Ele começou como um site na internet, criado pelo Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp) com o propósito de acompanhar o desempenho da mídia brasileira.
Perguntado sobre como se faz um bom jornalista, Dines diz que "esse segredo eu não tenho. Mas o jornalista tem de aceitar e se impregnar da idéia de que é um agente cultural, é um produtor de conhecimento. As informações têm de ser corretas e ele deve contribuir para a melhoria da sociedade. E tem de escrever bem".
Serviço: Sessão de autógrafos com o jornalista Maurício Kubrusly, autor do livro "Me Leva Brasil: a Fantástica Gente de Todos os Cantos do País". Quarta-feira (21) às 19 horas. Megastore das Livrarias Curitiba do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775) Tel.: 3323-6490. Entrada gratuita.
Palestra com o jornalista Alberto Dines - Uma Conversa entre Stefan Zweig e Antônio José da Silva. Quarta-feira (21) às 20 horas. Auditório do Teatro Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 931 1.º andar) Tel.: 3024-7575. Ingresso: um litro de leite ou um litro de óleo, a ser doado à Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia.
Deixe sua opinião