Alguns dos maiores nomes do rock'n'roll juntaram-se para processar o dono de um site especializado em transmitir gravações raras de shows.
O site Wolfgang's Vault oferece milhares de gravações raras de áudio e vídeo de shows coletados durante 30 anos por Bill Graham, famoso promotor que morreu em 1991.
Na segunda-feira, grandes nomes do rock, incluindo Grateful Dead Productions, Carlos Santana e membros do Led Zeppelin e do The Doors processaram o dono do site, alegando que ele está oferecendo o material de maneira ilegal para estimular vendas de outros produtos.
Não foram encontrados representantes do site disponíveis para comentar o caso de imediato.
O site (http://www.wolfgangsvault.com) vende também camisetas, fotos e objetos, como cartazes e ingressos de shows.
Há gravações de uma grande variedade de artistas, de Bob Marley a Bob Dylan. A coleção do site foi descrita por alguns analistas como uma das mais importantes do rock reunidas em um único negócio.
O processo foi apresentado na Corte Distrital do Distrito Norte da Califórnia contra William Sagan, que comprou as ações de Graham por 5 milhões de dólares do Clear Channel Entertainment há mais de três anos.
"Sagan simplesmente não tem os direitos legais de explorar e lucrar com o sucesso extraordinário destes músicos", disse em comunicado Jeff Reeves, que representa os artistas.
O nome Wolfgang's Vault vem do nome original de Graham, Wolfgang Grajonca. Ele é considerado pela indústria de música como criador do conceito moderno de promoção de shows.
A área de apresentações ao vivo online, tanto em áudio como em vídeo, vem crescendo entre empresas como a AOL, da Time Warner Inc., e MSN, da Microsoft Corp. . Estas companhias dizem que os anunciantes estão à procura de conteúdo original com bom desempenho de formato de vídeo online.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião