O multi-instrumentista, Alex Duarte, o menestrel da nova música mineira, com seu show "Cancionêro dos Pé de Minas", é a atração do Teatro da Caixa no próximo final de semana.
Alex vem a Curitiba para lançamento do CD "Canteiro de Bálsamo", nome de uma de suas músicas. O nome do show, "Cancionêro dos Pé de Minas", remete diretamente à proposta do artista: "Cancioneiro" - uma coleção de canções; dos Pé de Minas - região do Sul de Minas. A gramática dialetal é uma alusão ao linguajar da região. Esse linguajar configura um estilo naturalista que apresenta o modo de vida no campo.O show apresenta músicas autorais e clássicos do estilo regional. Com arranjos que exploram uma diferenciada performance de palco, Alex utiliza vários instrumentos, alguns tocados simultaneamente, como duas flautas-doce; violão e flauta transversal; violão e flauta-doce; e violão e gaita. O expectador verá, ainda, o ator, Marcelino Ramos, interpretando corporalmente as músicas e declamando poemas e "causos" típicos, com a temática regionalista.
Alex Duarte diz que seu trabalho foi influenciado pelo compositor baiano Elomar, pelo escritor João Guimarães Rosa e pelos grandes representantes da música brasileira como Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Xangai, João Bosco e Zeca Baleiro. Nas letras das músicas são enfatizadas as riquezas naturais que estão se extinguindo, como a ave Jacutinga, responsável pelo nome da cidade do artista. Para ilustrar o espírito matuto, Alex cita o verso regionalista encontrado na canção "A Sabiá e o Cantadô": "...das vêiz o sor viajeia pra modi incontrá os córgo que serpenteia os breu dos calipá" (...às vezes o sol viaja para encontrar os córregos que atravessam o escuro dos eucaliptos).
Confira a programação de shows no Guias e Roteiros
Serviço: Show "Cancionêro dos Pé de Minas", com Alex Duarte. Sexta-feira (16) e sábado (17) às 21 horas e domingo (18) às 19 horas. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280) Tel.: 2118-5111 e 2118-5232. R$ 10,00 e R$ 5,00 (clientes, idosos e estudantes)
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Deixe sua opinião