Um momento para relaxar a alma e lembrar os ensinamentos indianos. Estas são sensações que o público, que estiver disposto, poderá encontrar no recital de música indiana que acontece nesta terça-feira (17), no teatro Sesc da Esquina. O mestre da flauta Bansuri (flauta transversal de bambu), G.S. Sachdev, natural de Punjab, Índia, considerado um dos maiores mestres do instrumento no mundo, faz uma única apresentação na capital paranaense.
A flauta tranversal Bansuri é um instrumento artesanal, feita de uma simples seção de bambu fechada em uma de suas extremidades, com seis ou sete aberturas. O bambu deve ser reto, liso, sem nós e imperfeições. A construção do instrumento exige paciência e sensibilidade para afiná-lo e reafiná-lo, principalmente quando o bambu ainda não está completamente seco.
Cultura
O instrumento ocupa uma posição de destaque na música indiana, juntamente com a harpa (Vina) e o tambor de duas faces (Mridanga). Venu, nome original da flauta na Índia, costuma aparecer em esculturas de antigos templos e murais, demonstrando a importância do instrumento na cultura indiana. O Srimad Bhagavatam, texto mais importante da literatura védica, narra que Krishna que na religião hindu está no mesmo patamar que Deus entre os cristãos , ao entrar na floresta vibrando sua flauta, encantava o espírito de todos os seres vivos. Os rios paravam de fluir e os pássaros pousavam nos galhos das árvores para ouvi-lo.
A apresentação nesta terça é uma oportunidade para conhecer um pouco da sonoridade da flauta Bansuri e ouvir os tradicionais ragas ou modos melódicos indianos com um dos mestres.
Serviço: Recital de música indiana com G.S Sachdev - Mestre da flauta Bansuri. Terça-feira (17) às 20 horas. Teatro do Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969) Tel.: (41) 3322-6500. R$ 15,00 (comerciário, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meio ingresso).
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast