O artista plástico Armando Valles, de 83 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (18), vítima de insuficiência renal aguda, no Hospital das Clínicas de Niterói, Rio de Janeiro. Natural de Barcelona, na Espanha, Valles estava no Brasil desde 1954. Dono de uma fábrica de máscaras em São Gonçalo, Valles usava seus dotes artísticos para produzir máscaras de carnaval, que mandava para todo o Brasil e até para o exterior. Ele também retratava políticos e outras personalidades, como Tancredo Neves, PC Farias e Sadam Hussein, além do personagens infantis.
Carioca honorário, o artista plástico conviveu com os mestres da pintura quando cursou a Escola de Belas Artes de Paris. Ao expor seus trabalhos de escultura no Museu de Belas Artes de São Paulo, ele foi convidado na moldar rostos de bonecas. Acabou se apaixonado pelo Brasil, principalmente por Búzios.
Valles explicou, em recente entrevista, que as máscaras não servem apenas para representar alegria, mas também crítica.
- Uma das máscaras que fizeram mais sucesso foi a do PC Farias, justamente na época em que surgiram as denúncias contra o homem forte do presidente Fernando Collor de Mello. Há personagens populares e impopulares. A máscara também é uma forma de protesto, de galhofa, de zombaria - disse o artista na entrevista.
A máscara de Bin Laden, segundo ele, foi mais fácil de moldar que a de Bush. Com base em fotos de jornais e revistas, Valles fez o primeiro molde do rosto do terrorista em argila e depois em gesso para chegar ao molde final, usado na linha de produção. Há duas versões: uma simples, de polietileno, e outra com detalhes em alto relevo, barba e turbante.
- O homem mais caçado do mundo, por incrível que pareça, não tem expressão de terrorista. Tem uma fisionomia mais doce que agressiva. A barba longa facilita a moldagem da máscara. Já o rosto de Bush não tem uma característica marcante, como o de Bill Clinton, que tem um queixo saliente. Bush tem o rosto neutro, de feições pouco marcantes, olhos pequenos e nariz curvo. Nas máscaras, aparece com uma expressão preocupada - afirmou Valles, que será sepultado na tarde desta quarta-feira no Cemitério do Caju, no Rio.
- Morre no Rio a bailarina Eugenia Feodorova
- Atriz Yolanda Cardoso morre no Rio aos 78 anos
- Morre flautista e trombonista da banda Mombojó
- Morre o escritor José Agrippino de Paula
- Morre o cantor de jazz britânico George Melly
- Aos 98 anos, morre a atriz Lícia Magna
- Morre o diretor de "As coisas simples da vida"