A técnica do teatro de objetos, com a Cia Truks de São Paulo, é a atração desta semana na Mostra de Teatro de Formas Animadas, do Espaço Arte e Cultura Brasil Telecom, em Curitiba. A programação desta terça-feira (27) começa às 19 horas com um bate-papo com o ator bonequeiro, autor e diretor Henrique Sitchin sobre o universo do teatro de animação, seguida de apresentação de espetáculo.
Henrique Stichin é o atual diretor da Cia Truks - Teatro de Bonecos e coordenador do Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação, de São Paulo. Recebeu, em 2004, o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de Melhor Ator para Teatro Infantil, com o espetáculo "Zôo-ilógico". Entre as vertentes que usa, está o teatro de objetos, escolhido para a sua participação na Mostra.
Teatro de Objetos
Diferente do que conhecemos do teatro, no teatro de objetos o ator não se expressa através do seu corpo, mas sim por meio de um objeto intermediário. Neste trabalho, o ator transfere energia ao objeto, empresta-lhe gestos, vozes, sons e características diversas, animando o objeto inerte. A técnica é considerada atualmente uma das mais modernas do teatro, sendo pesquisada e trabalhada por algumas das principais companhias européias.
A Mostra
A Mostra de Teatro de Formas Animadas teve início no último dia 20, com apresentação da Cia Manoel Kobachuk, de Curitiba. A próxima atração é um espetáculo de teatro de sombras com a Cia Karagoz k e da atriz e cenógrafa Daisy Nery, no dia 10 de outubro.
Outra atração do evento é uma exposição didática sobre as diferentes formas de teatro de animação, com instalações para a experimentação e visualização do teatro negro e de sombras. A exposição fica aberta ao público, em horário comercial, até 17 de outubro. O evento foi organizado por Marcello Santos.
Confira a programação dos teatros
Serviço: Mostra de Teatro de Formas Animadas. Bate-papo com Henrique Sitchin e apresentação Teatro de Objetos pela Cia Truks (SP). Terça-feira (27) a partir das 19 horas. Espaço Arte e Cultura Brasil Telecom (Av. Manoel Ribas, 115, Térreo, Mercês) Tel.: 3305-4435. Ingresso social: 1 litro de leite longa vida.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”