Uma nova plenária articulada pela campanha #contrafusão, que se opõe à união das secretarias da Cultura (Seec) e do Turismo (Setu), acontece a partir das 18 horas desta quinta-feira (24) na praça Santos Dumont, em frente ao prédio da Seec. A ideia do evento, articulado pela internet, é organizar manifestações para demonstrar a insatisfação das classes artísticas com a possibilidade da criação de uma única secretaria.
Segundo um dos organizadores da campanha, Frederico Neto, a partir da próxima semana, diferentes protestos devem acontecer com o objetivo de chamar a atenção da população para esse projeto. Ele destaca, ainda, que está surpreso que o secretário da Cultura, Paulino Viapiana, demonstrou apoio à possibilidade de fusão.
Na pauta de discussão estão também críticas que vêm sendo feitas à gestão da cultura no Paraná. "Há indignação por conta da Virada Cultural no estado. Fazer um evento em apenas um dia e deixar os outros 364 sem nada?", questiona ele, que também critica a metodologia utilizada pela curadoria para selecionar as bandas que irão se apresentar, além do "grande abismo" que existe entre os cachês das bandas.
Resposta
De acordo com a assessoria de imprensa da Seec, o secretário Viapiana não irá se manifestar em relação à ideia de que ele apoia integralmente a fusão das secretarias. Na semana anterior, no entanto, ele afirmou à Gazeta do Povo que a incorporação da pasta do Turismo à da Cultura trará benefícios ao setor do turismo sem prejudicar a gestão cultural no Paraná.
"São duas atividades que se comunicam bastante em muitos pontos. Grande parte do turismo se dá para consumir bens e serviços culturais. Muitos países trabalham as duas artes interagindo de forma permanente. O tempo vai mostrar que a decisão do governo foi acertada. Em poucos meses, teremos uma reestruturação das equipes que vai permitir que as duas áreas deslanchem", disse Viapiana.
Deixe sua opinião