Os pioneiros do heavy metal Black Sabbath anunciaram nesta terça-feira (27) uma série de novos shows ao estender a turnê de 2016 que a banda insiste ser a última da carreira.
O grupo de Ozzy Osbourne, que passou por Curitiba em turnê solo em abril, havia agendado sua última apresentação para abril na Nova Zelândia, mas irá passar depois pela Europa e América do Norte durante o verão local.
O último show está agora agendado para 21 de setembro em Phoenix, Arizona (EUA). A turnê “The End” começa em 20 de janeiro em Omaha, Nebraska.
Apesar de a banda ter nascido em Birmingham, Inglaterra, apenas um show está agendado para a Grã-Bretanha, no festival de heavy metal Download, na região de Midlands.
As novas datas incluem shows em Jones Beach, popular destino de verão em Nova York, e o anfiteatro Hollywood Bowl, em Los Angeles.
A banda anunciou que os novos shows são uma resposta à enorme demanda e insistiu que a turnê marcará o fim definitivo da banda.
Black Sabbath, com suas guitarras trovejantes e interesse em temas ocultos e obscuros, ajudou a criar o heavy metal no começo dos anos 1970.
Enquanto Osbourne, de 66 anos, seguiu o rumo de uma bem sucedida carreira solo, o guitarrista Tony Iommi tem, nos últimos anos, enfrentado o câncer, o que dificultou as negociações anteriores sobre uma reunião da banda.
“The End” vai reunir Osbourne, Iommi e o baixista Geezer Butler, que foi o primeiro compositor da banda, porém o baterista Bill Ward ficará de fora, alimentando os rumores de que ele não teria uma boa relação com Ozzy.