Patrimônio do rock local, a banda Blindagem comemora 40 anos de estrada com dois shows especiais na Ópera de Arame, em Curitiba, neste sábado (17) e domingo (18). A formação original do grupo (Paulo Juk, Pato Romero, Paulo Teixeira, Alberto Rodriguez e Rodrigo Vivasz, que assumiu os vocais após a morte de Ivo Rodrigues, em 2010) irá dividir o palco com a companhia Ópera Orchestra Curytiba. A regência será do maestro Alessandro Sangiorgi.
Confira o serviço completo no Guia
“Foram feitos alguns ajustes em músicas antigas. Procuramos fazer versões diferentes para aproveitar a participação da orquestra”, diz Paulo Juk. Além das conhecidas “Gaivota”, “Operário Padrão” e “Malandrinha”, há novas músicas no repertório. “Temos material inédito do Ivo [Rodrigues] e do Paulo Leminski”, conta o baixista. As composições serão lançadas em um LP em vinil e em CD até o fim do ano. O álbum com nove músicas irá se chamar “O Equilibrista”.
Com quatro décadas de vida, a Blindagem acompanhou de camarote as mudanças da indústria fonográfica e também da cena musical de Curitiba. Para Juk, a grande vantagem hoje é a forma de divulgação, que não depende exclusivamente de rádios e televisão. Ao mesmo tempo, diz, é tudo “muito mais efêmero”, e consolidar a carreira tornou-se mais complicado. O auge da banda foi na década de 1980, quando assinou contrato com a gravadora Continental para lançar seu disco homônimo, que continha a música “Marinheiro”, de Ivo Rodrigues e Paulo Leminski.
O segredo para a longevidade, diz Juk, é um respeito mútuo entre os integrantes da banda. “Gostamos do que fazemos e sempre tomamos decisões em conjunto. Mesmo no tempo do Ivo, nunca ouve um líder”, conta Juk, lembrando a máxima de que fazer parte de banda (por tanto tempo) é como estar num casamento sem sexo.
A Ópera Orchestra Curytiba foi criada em 2014, com o objetivo de democratizar a música clássica na cidade. A estreia foi no primeiro semestre deste ano. “A Blindagem representa como ninguém o rock curitibano e será uma honra para a nós participar das comemorações de 40 anos da banda”, explica o diretor-geral da companhia, Rogério Mendes Júnior.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Deixe sua opinião