• Carregando...
Orquestra executou a sinfonia encomendada pela Accenture no Museu do Louvre | Accenture/Divulgação
Orquestra executou a sinfonia encomendada pela Accenture no Museu do Louvre| Foto: Accenture/Divulgação

Atos criativos são uma das características que definem a espécie humana. A habilidade de transformar pensamentos em música ou arte plástica ou literatura com o propósito de se expressar sempre ajudou a nos separar de espécies menos sofisticadas. Mas os computadores estão nos alcançando.

A empresa de consultoria Accenture recentemente encomendou uma sinfonia composta por contribuições criativas de músicos humanos e software de inteligência artificial. “Sinfonologia, a Música do Negócio” foi apresentada ao vivo por uma orquestra de 50 membros no famoso Museu do Louvre, em Paris.

Assista à apresentação no Museu do Louvre

A fusão de criatividade humana e engenhosidade técnica de Sinfonologia não é inédita, mas anuncia um futuro na arte e na música no qual a tecnologia não é meramente uma ferramenta criativa, mas uma participante ativa no processo de criação.

A Accenture encarregou a programadora Hannah Davis, de Nova York, com a tarefa de perscrutar 220 mil palavras tiradas de publicações de negócios a respeito de como a tecnologia está transformando violentamente o local de trabalho. Um software que ela desenvolveu quando estava na universidade, chamado TransPose, aferiu os sentimentos expressos por aquelas palavras. Confiança, ansiedade e medo eram as emoções mais comuns, ela descobriu.

O software então propôs padrões de melodia correspondentes aos sentimentos expressos pelos textos, e Davis foi capaz de manipular aspectos da música, como as oitavas ou o ritmo. Um compositor francês chamado Mathieu Lamboley então entrelaçou esses fios musicais em uma sinfonia coesa de oito minutos.

“Esse projeto foi mais uma colaboração entre humanos e computadores”, disse Davis. “As pessoas ficam um pouco nervosas de fazer esse tipo de coisa, especialmente quando se trata de criação de arte. Para mim, não é algo a se temer.”

Jogada de publicidade

Uma projeção de dados visuais que trazia palavras, tais como “robótica”, “nuvem” e “móvel”, rodava em uma grande tela acima das cabeças dos músicos conforme eles tocavam. Foi desenvolvida por um artista gráfico com ajuda de tecnologia.

Se Sinfologia parece uma jogada de publicidade, bem, isso é porque é. Accenture não está ordinariamente no negócio de compor música clássica e apresentá-la em museus franceses. A firma de consultoria espera que seus clientes vejam a sinfonia e a combinação de tecnologia com maestria artística como uma metáfora para os serviços que oferece.

“Há muito de arte nos negócios. Duas equipes de gerenciamento distintas jamais desenvolveriam a mesma estratégia. Duas equipes de gerenciamento não executariam uma estratégia da mesma forma”, disse Mark Knickrehm, diretor executivo de grupo da Accenture Strategy.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]