Morreu na noite de domingo (5), aos 71 anos, em Curitiba, o músico Ivan Graciano, vítima de uma parada cardíaca.
O acordeonista e maestro era filho de Salvador Graciano e Julia Alves Graciano, dupla de artistas que ficou mais conhecida como a dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, que fez sucesso no país inteiro desde a década de 1950 com a música “As Mocinhas da Cidade”.
O corpo de Ivan Graciano está sendo velado na Capela da Luz no Cemitério Municipal de Curitiba e o sepultamento será às 17h desta segunda-feira (6), também no Cemitério Municipal. Ivan deixa esposa, dois filhos e seis netos.
Ivan era músico profissional desde a infância (quando bebê dormia dentro do estojo do acordeão do pai durante as viagens) e presidente da seção paranaense da Ordem dos Músicos do Brasil. Nós últimos oito anos, Graciano estava com dificuldade de tocar após uma agressão sofrida em um desentendimento no trânsito.
“Tive um ‘acidente’, fiz várias cirurgias e passei os últimos quatro anos me recuperando. Faz mais ou menos um mês que eu, enfim, consegui voltar a trabalhar. Meu pai sempre cantava: ‘O amor que vai, vorta. E a vorta é sempre mió’. Ainda não estou 100%, mas chego lá. Já estão me chamando para trabalhar de novo”, disse em entrevista à Gazeta do Povo em 2012.
Em 2015, Ivan tinha conseguido que a Justiça restabelecesse a autoria d a canção “As Mocinhas da Cidade” para os herdeiros de Nhô Belarmino. A canção havia sido usurpada por uma banda baiana de forró.
Para Graciano, a sentença também pôde servir como base legal para outros casos semelhantes. “Serve para restabelecer uma relação de respeito que deve existir no mercado musical. Meu pai me ensinou que música é um trabalho sério como qualquer outro e é preciso ser feito com responsabilidade”, disse à época.
Cinema e Teatro
Além de músico profissional, Ivan Graciano era guardião o legado da obra dos pais, Em 2007, colaborou com o documentário “Belarmino & Gabriela”, de Geraldo Pioli e que aborda a obra e a vida da dupla de artistas. Em 2014, também colaborou com montagem da comédia musical “As Mocinhas da Cidade”, com texto e direção do dramaturgo e atual secretário estadual de Cultura João Luiz Fiani.