A Orquestra Sinfônica Arte Viva, do maestro e arranjador paulista Amilson Godoy, faz uma apresentação gratuita no Salão de Atos do Parque Barigui neste domingo (27), às 16 horas, com participações de Elba Ramalho e Alceu Valença. O show faz parte das comemorações do 323.º aniversário de Curitiba.
A orquestra foi criada há 20 anos por Godoy para tocar música popular e atuar com formação de plateia. O espetáculo deste domingo segue esta ideia: mistura um pouco de música de concerto com canções populares brasileiras de diferentes épocas, de Ary Barroso a Legião Urbana, passando por Gonzagão e pela bossa nova. E apresenta os sucessos mais importantes de Elba e Alceu, como “Gostoso Demais”, “Eu só Quero um Xodó”, “Morena Tropicana” e “Anunciação”. Os arranjos orquestrais são assinados por Godoy, que sonha com o resgate deste tipo de sonoridade na música popular do país.
“Já há muitas orquestras tocado o repertório erudito e sinto que a música popular está desamparada”, diz o maestro, lembrando que a formação já foi comum – principalmente na era do rádio.
Godoy também defende que é preciso ampliar o mercado para músicos de orquestra para dar mais oportunidades a grupos e jovens que estão se formando dentro de projetos socioculturais, por exemplo. “Esses músicos de orquestras acabam não sendo aproveitados”, diz.
Quanto à formação de plateia, o músico conta que percebe o a importância deste tipo de projeto a cada apresentação gratuita que faz – sempre financiada por leis de incentivo à cultura. “Temos inúmeros depoimentos de pessoas que descobriram que tinham orquestras e suas cidades depois de assistirem a esses concertos. Muitos destes instrumentos são totalmente desconhecidos para muita gente”, conta.
O evento comemorativo ao aniversário de Curitiba no Parque Barigui começa às 10 horas, com um show da Orquestra à Base de Corda, seguido pela apresentação da banda Big Time Orchestra, às 11h30. Ainda haverá “bolo e parabéns” à 15h30, antes da apresentação da Orquestra Sinfônica Arte Viva com Elba Ramalho e Alceu Valença.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Deixe sua opinião