Bad Religion toca em Curitiba nesta terça (15)| Foto: Divulgação/

Era o ano de 1980 quando três caras de Los Angeles se reuniram para formar uma banda, inspirada principalmente pelos acordes do punk rock. Trinta e seis anos e depois, eles desembarcam em Curitiba nesta terça-feira (15) como um dos maiores nomes do hardcore melódico, estilo que une as guitarras distorcidas e a velocidade do punk rock com arranjos mais elaborados.

CARREGANDO :)

Pode-se dizer que, hoje, praticamente todas as bandas do gênero ouvidas pela molecada existem graças ao grupo liderado por Greg Graffin. Conheça a seguir cinco bandas que se consagraram a partir da influência do Bad Religion.

Publicidade
NOFX

A banda do vocalista Fat Mike também é uma referência no hardcore, já que surgiu praticamente na mesma cena do Bad Religion, a Los Angeles do início da década de 1980. A influência de Greg Graffin e companhia é tamanha que o NOFX fez questão de registrá-la em forma de música em 2005: “I Am a Huge Fan of Bad Religion” (eu sou um grande fã de Bad Religion).

Pennywise

Junto com o NOFX, o Pennywise também se tornou um dos nomes proeminentes do hardcore. Além do som veloz e melódico e das origens californianas, a banda tem em comum com o Bad Religion as letras politizadas. Como, por exemplo, “Peaceful Day”, em que começa alertando: “todos prestem atenção, tem algo errado”.

Publicidade
The Offspring

Dexter Holland e Greg Kriesel eram dois adolescentes que resolveram formar uma banda em 1984, quando o primeiro disco do Bad Religion, “How Could Be Any Worse?”, começava a rodar. Foi uma influência importante do Offspring, que se tornou gigante na década de 1990, quando enveredou mais para o pop. Mas “Blackball”, do primeiro álbum, “The Offspring”, deixa evidentes as origens.

Green Day
Publicidade

As novas gerações, que conheceram o Green Day de “Boulevard of Broken Dreams”, podem não reconhecer tanta semelhança entre eles e o Bad Religion. Mas nas suas origens o trio também surfou na onda do punk com elementos mais melódicos. Ainda que o vocal de Billy Joe já tivesse uma pegada mais pop, as guitarras de “80”, do primeiro álbum da banda, “Kerplunk”, entregam a referência.

Rise Against

Não foi apenas na Califórnia que o Bad Religion deixou sua marca. De Chicago vem o Rise Against, que pertence a uma geração mais nova, emergente na década de 2000, e considerada uma das melhores nessa vertente. Seus integrantes citam os californianos como uma das principais influências, detectáveis na sonoridade de “Generation Lost”, do primeiro álbum homônimo.

Publicidade