Três músicos foram presos na última quarta-feira (2) na estação-tubo do ônibus Centenário-Campo Comprido na praça Rui Barbosa.
Um vídeo mostrando a prisão foi gravado pela promotora de eventos Rosi Ferreira e postado nas redes sociais. “Lamentável a situação que presenciei agora no tubo do (ônibus) Centenário Campo Comprido na Rui Barbosa. Os rapazes estavam no ônibus e foram arrancados pelos guardas simplesmente porque estavam tocando e cantando. Foram agredidos por se expressar em local público”, escreveu em seu perfil.
A Guarda Municipal emitiu uma nota justificando a prisão “por perturbação de sossego”.
Segundo a nota, os três músicos estariam “tumultuando, tocando instrumentos, cantando alto e abordando as pessoas para pedir gorjeta” dentro da estação-tubo.
A nota ainda diz que os policias “fizeram uso moderado da força para conter a situação por conta da resistência e recusa dos rapazes em acatar o pedido de não perturbar e de não abordar as pessoas”.
Na tarde desta quinta-feira (3), a Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura recebeu os músicos detidos e, a partir do relatos apresentados por eles, solicitou da Guarda Municipal a apuração dos fatos.
Veja o vídeo:
Lamentável a situação que presenciei agora no tubo do Centenário Campo Cumprido na Rui Barbosa. Os rapazes estavam no ônibus e foram retirados pelos guardas simplesmente porque estavam tocando e cantando. Foram agredidos por se expressar em local público. #indignada
Posted by Rosi Ferreira on Quarta, 2 de dezembro de 2015
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia