O arquiteto Oscar Niemeyer, de 102 anos, que está internado desde 25 de abril por conta de uma infecção urinária, deve passar o próximo fim de semana em casa. A informação é de seu médico, Fernando Gjorup.
"Ele está tomando antibióticos e possivelmente até o próximo fim de semana deve ter alta", disse o médico.
De acordo com Gjorup, o quadro de Niemeyer evolui bem e seus exames são satisfatórios. No entanto, ele permanecerá internado até terminar o prazo em que deve tomar o antibiótico, o que deve ocorrer entre quarta (5) e quinta-feira (6). Após parar de tomar o medicamento, o arquiteto ainda permanecerá 24 horas no hospital e, depois disso, deve ter alta.
Oscar Niemeyer está internado em um quarto da unidade semi-intensiva do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, onde deu entrada em 25 de abril. O arquiteto já ficou internado por 24 dias nesse mesmo hospital, em setembro e outubro de 2009, após dores abdominais. Ele chegou a passar por uma cirurgia para retirar um tumor no intestino grosso, uma semana depois de ter sido operado para a retirada de um cálculo na vesícula.
Histórico médico
No dia 11 de junho de 2009, o arquiteto foi internado no hospital Cardiotrauma de Ipanema, também na Zona Sul, queixando-se de dores lombares. Ele passou por uma bateria de exames e recebeu alta médica algumas horas depois. Na ocasião, exames de sangue e uma tomografia indicaram que Niemeyer estava apenas com uma lombalgia.
Em 2006, o arquiteto chegou a ficar 11 dias internado, após sofrer uma queda e passar por uma cirurgia.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast