| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

O fenômeno sertanejo no Paraná não é recente. O estado sempre teve tradição nesse estilo mas nos últimos anos, o mercado explodiu, diz o produtor musical Vinícius Braganholo, que trabalha em Curitiba. A diferença agora, explica ele, é a profissionalização.

CARREGANDO :)

Casas noturnas investem cada vez mais no sertanejo, enquanto cantores procuram agências para conquistar espaço no mercado. No estúdio de Braganholo, a gravação de sertanejos aumentou cerca de 40% nos últimos três anos. "O sertanejo do Paraná sempre foi muito forte", diz. No Sul, afirma Braganholo, os cantores sertanejos seguem o estilo de Luan Santana e Michel Teló, enquanto as duplas do interior de São Paulo costumam gravar um som mais lento, parecido com o forró.

Para se destacar, algumas duplas contam com o apoio financeiro da família e apostam na internet. Músicas são gravadas com exclusividade para serem veiculadas no YouTube e nas rádios sertanejas on-line. Alguns cantores só fazem os primeiros shows após conseguirem sucesso na internet. Outra forma de ser conhecido é ter padrinhos famosos.

Publicidade

Prestes a lançar o primeiro DVD a dupla de Londrina Thaeme e Thiago, teve essa sorte. Formado há um ano, o duo não percorreu o caminho de boa parte dos artistas – cantar em barzinhos para depois começar a fazer grandes shows e ter perspectivas palpáveis de reconhecimento.

Ambos já tinham experiência cantando individualmente. Thaeme foi vencedora do programa Ídolos e Thiago teve composições gravadas por duplas renomadas. Mas o apadrinhamento de Fernando e Sorocaba, uma das principais duplas da indústria fonográfica no Brasil atualmente, foi decisivo para o atual sucesso da dupla. Por meio das estratégias da FS Produções Artísticas, em poucos meses Thaeme e Thiago viraram mania entre os londrinenses e romperam as fronteiras do estado. "Tê-los como padrinhos influencia, e muito, o interesse das pessoas pelo nosso trabalho", avalia Thaeme.

Há uma semana, as músicas "Ai Que Dó" e "365 Dias" estão entre as mais pedidas na maioria das rádios de São Paulo. A cantora diz que, até há alguns dias, as músicas não tocavam nas rádios paulistanas, o que dificultava a entrada no mercado nacional, principalmente em programas de tevê. Com a divulgação, os londrinenses já participaram da gravação de dois programas de televisão com alcance nacional.

Internet

Nando e Felipe (foto acima), de Foz do Iguaçu, apostam na internet. Os dois, agora com 26 anos, têm o privilégio de viver "só de música". Tocam em casas de shows, feiras agropecuárias, rodeios, inclusive em Barretos (SP), e tiveram participação no programa TV Xuxa, da Rede Globo. No YouTube, os 15 vídeos dos cantores somam quase 3 milhões de acessos. Eles agora se preparam para gravar o segundo CD.

Publicidade

Juntos há 14 anos, Nando e Felipe começaram cantando no estilo sertanejo romântico. Com o tempo, se adaptaram e passaram a seguir os passos de Teló e Luan Santana. As botas foram substituídas pelo sapatênis e a melodia passou ao sertanejo pop. Hoje, eles fazem cerca de dez shows ao mês e se preparam para gravar o primeiro CD. "O meio mais rápido para crescer é a internet", diz Nando. Para a dupla, o sucesso de Luan Santana e Michel Teló abriu as portas para os novos cantores.