Abordada pela Gazeta do Povo, uma professora da Universidade Federal do Paraná que preferiu não se identificar disse que conhece o texto de Stoppard e que a adaptação da Ópera Seca era "péssima". Ela fez o comentário e saiu andando rápido como se estivesse ansiosa para se afastar do teatro.A piada feita pelo próprio grupo não é sem motivo. O texto de Stoppard é uma farsa que abarca uma quantidade grande de referências, de A Importância de Ser Prudente, obra de Oscar Wilde, até a vida de Lênin na Rússia pré-revolução.
Se a intenção de Stoppard e do diretor Caetano Vilela era discutir, entre outras coisas, o papel do artista na sociedade (e o da revolução nas artes), o raciocínio concatenado pelos personagens não foi dos mais otimistas. Na "melhor parte do espetáculo", para usar a expressão de Rodrigo Lopez (o Tristan Tzara da história), os atores interrompem a ação para falar com o público. "Quem é um artista em Curitiba?", perguntaram. A plateia em silêncio. "Vamos, gente, participem. Quem é um artista em Curitiba? Diogo Portugal?", brincou.
"Paulo Leminski!", alguém gritou da público.
"Leminski? Não conheço", rebateu Lopez/Tzara.
A cenografia tem elementos ousados. Uma biblioteca é simulada por pilhas de livros que pendem do teto amarradas em barbantes e encalhes de jornal (da Gazeta!) servem de assento para Henry Carr (Germano Mello), o homem que vive em Zurique e convive com pessoas de fato como a bibliotecária e a irmã , mas parece ter problemas de memória que o colocam frente a frente com personagens célebres da História, como o artista Tristan Tzara (integrante do movimento dadaísta) e o escritor James Joyce (autor de Ulisses ridicularizado um sem-número de vezes pelo texto, aparece como alguém desesperado por algumas moedas).
Como acontece em farsas teatrais, informações importantes são entregues ao público na forma de piadas. Mello encarnava às vezes o comediante John Cleese, do grupo Monty Python. Os atores, sem dúvida, são a melhor coisa de Travesties. Eles parecem capazes de fazer o que quiser no palco. GGG