O filme brasileiro "Cidade dos Homens" e o suspense "Paranóia", são as principais novidades nos cinemas de Curitiba, a partir desta sexta-feira (31). Ainda há outros quatro novos filmes para conferir.
Os personagens Laranjinha (Darlan Cunha) e Acerola (Douglas Silva) já ficaram conhecidos do público, graças a série de TV "Cidade dos Homens" , exibida pela Rede Globo entre 2003 e 2005. A produção ganhou versão para a tela grande, com direção de Paulo Morelli. No longa, os dois amigos que cresceram juntos em uma favela do Rio de Janeiro, estão com 18 anos. Acerola tem um filho de 2 anos e se sente preso pelo casamento e Laranjinha está decidido a encontrar seu próprio pai, que não conhece. Mas o mundo do tráfico das favelas cariocas, também age sobre a vida dos dois personagens, com boa dose de realismo. (Leia a entrevista onde os dois atores falam sobre seus planos futuros)O clássico de Alfred Hitchcock, "Janela indiscreta", cujo personagem principal também foi vivido pelo ator Christopher Reeve no cinema, ganhou uma nova versão com elenco adolescente, que fez sucesso nos EUA, quando estreou no último mês de abril, faturando US$ 23 milhões no primeiro fim de semana. Quatro meses depois, o longa, agora com o título "Paranóia" (veja o trailer) chega ao Brasil. O novo queridinho de Hollywood, o ator Shia LaBeouf (de "Transformers") é o protagonista. Ele interpreta Kale, um jovem em prisão domiciliar que passa o tempo trancado no seu quarto jogando videogame, navegando pela internet, vendo TV ou espionando as pessoas pela janela do quarto, até que ele passa a desconfiar de que um dos seus vizinhos é um assassino. A direção deste suspense é de D.J. Caruso.
O ator Robin Williams está na comédia "Licença para Casar" (veja o trailer), onde dá vida à um reverendo, sob a direção de Ken Kwapis. Na fita, o personagem de Williams exige que os noivos façam um curso preparatório antes do casamento, com lições de casa que invadem a privacidade e que coloca em risco o relacionamento do casal Ben e Sadie. Promete boas risadas.Com 18 anos de atraso entra em cartaz "Sweetie", de Jane Campino ("O Piano") dentro do Ciclo Olhar Feminino, promovido pelo cine Novo Batel. O filme traz a história de duas irmãs, sendo que uma delas tem sérios problemas mentais, que a família não percebe.
O documentário brasileiro "500 Almas", de Joel Pizzini , que já foi exibido em Curitiba no evento Putz, entra agora em cartaz. O registro discute o processo de reconstrução da memória e da identidade dos índios Guató, tribo indígena da região do Pantanal brasileiro, que chegou a ser considerada extinta. Atualmente, a comunidade Guató soma cerca de 500 pessoas que vivem na periferia das cidades pantaneiras.
No Teatro HSBC, com sessões até o domingo (2), a atração é o longa-metragem, "O Guardião", de Rodrigo Moreno. A produção conjunta entre Argentina, Uruguai, França e Alemanha mostra a vontade de mudança de Ruben, guarda-costas de um ministro de Estado argentino, que tem a vida tumultuada. O filme faturou os prêmios de Melhor Filme, Diretor e Ator no Cine Ceará de 2006 e também foi exibido na competição oficial do Festival de Berlim em 2006, de onde saiu com o prêmio Alfred Bauer.
Veja no Guias e Roteiros os horários e endereços das sessões
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares