Harry Potter pode dar um suspiro de alívio. Apenas um em cada cinco de seus fãs adultos acha que o menino bruxo vai morrer no último livro da série de sucesso de J.K. Rowling, de acordo com pesquisa de opinião divulgada nesta quinta-feira.
A pesquisa da Zogby Interactive foi feita no momento em que correm soltas as especulações sobre que personagens vão morrer em "Harry Potter e as Relíquias da Morte", cujo lançamento está previsto para 21 de julho.
Rowling já anunciou que dois personagens vão morrer no sétimo e último livro da série "Harry Potter".
Feita com 1.373 adultos norte-americanos que pretendem ler o livro, a pesquisa revelou que apenas 20 por cento deles acreditam que um desses dois personagens será Harry Potter.
Quase a metade dos entrevistados -47 por cento- não acredita que o personagem principal terá esse final. Outros 32 por cento não especulam sobre as surpresas que poderão encontrar no último livro.
Os sites de fãs de Harry Potter, que tendem a ser visitados por um público mais jovem, revelam previsões um pouco diferentes, com menos certeza em relação ao destino de Potter.
Em um dos maiores desses sites, www.the-leaky-cauldron.org, 13.760 pessoas que participaram de uma votação online previram que Harry morrerá no livro sete, e 13.477 previram que não. Mais de 3 mil não têm opinião formada.
A pesquisa da Zogby International foi feita entre 19 e 21 de junho e tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.