Além das estréias nos cinemas, a semana também tem sessões de cinema com caráter retrospectiva na recém reaberta Cinemateca e no Cine Novo Batel. Através de uma parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e a Aliança Francesa, começa nesta sexta-feira (1.º) a Retrospectiva Jean-Luc Godard, que prossegue até o dia 12 de junho. A mostra começa com uma palestra do crítico e professor Norberto Pavelec sobre a obra do cineasta francês, ícone da Nouvelle Vague, um dos principais movimentos cinematográficos da história do cinema. Godard é um dos principais nomes do movimento francês que revolucionou o cinema europeu, no final dos anos 50 até a segunda metade da década de 1960. A Nouvelle Vague, proposta que ele sustentou ao lado de nomes como François Truffaut, Alain Resnais, Claude Chabrol, Eric Rhomer e Jacques Rivette, inovou tanto na forma de realização das produções quanto na linguagem dos filmes.
Entre os filmes que serão exibidos estão "Acossado", "Uma Mulher é Uma Mulher", "O Pequeno Soldado", "Tempo de Guerra", "O Demônio das Onze Horas", "Made in USA", "O Desprezo", "Alphaville", "Salve-se Quem Puder A Vida", "Passion", "Carmem de Godard", "Detetive", "Eu te Saúdo, Maria", "Nouvelle Vague", "Infelizmente para Mim", "Para sempre Mozart" e "Elogio ao Amor".
No Cine Novo Batel tem continuidade a mostra retrospectiva do diretor norte-americano Jim Jamursch, com o longa "Ghost Dog", de 1999. O ator Forest Whitaker, Oscar de Melhor Ator neste ano, é um samurai moderno que, ao mesmo tempo em que atua como matador de aluguel, serve com devoção ao homem que salvou sua vida na infância.
Confira os horários e endereços no Guias e Roteiros
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano