Toni Morrison: Natural de Ohio, EUA. A escritora de 75 anos ganhou o Nobel de Literatura em 1993. Em sua obra, se destaca O Olho Mais Azul e Amada, este considerado o melhor romance americano do último quarto de século em levantamento organizado pelo jornal The New York Times com mais de uma centena de escritores, editores e críticos. Seus livros falam da condição da mulher negra nos EUA.
Tariq Ali: Nascido em família de comunistas paquistaneses há 63 anos, o historiador e cineasta é colaborador de jornais londrinos. Seu recente livro, Rough Music, é um petardo contra o primeiro-ministro britânico Tony Blair. Sua obra mais recente a sair no Brasil é Redenção, pela editora Record.
Lillian Ross: Uma das mais célebres colaboradoras da revista The New Yorker, para qual ainda escreve. Completa 80 anos em 2007 e descreveu como ninguém os bastidores de Hollywood. No livro Filme, lançado há pouco pela Companhia das Letras, ela fala sobre como um grupo de executivos americanos destrói Uma Aventura na África, de John Huston.
Edmund White: Americano, 66 anos, escreveu romances autobiográficos em que relata desde as primeiras experiências homossexuais (Um Jovem Americano) até seu caso com um homem casado. É autor das biografias de Jean Genet e de Marcel Proust.
Ricardo Piglia: Mais conhecido como autor do livro que deu origem ao filme Plata Quemada, de Marcelo Piñeyro, o escritor argentino é um dos críticos mais respeitados de seu país. Foi também roteirista de Coração Iluminado, de Hector Babenco.
David Toscana: A nova revelação da literatura mexicana, de 35 anos, lança no Brasil Santa Maria do Circo, romance sobre um grupo de figuras circenses bizarras que fundam uma cidade num povoado fantasma.
Deixe sua opinião