Diretor americano Martin Scorsese| Foto: AFP/Anne-Christine Poujoulat

O premiado cineasta Martin Scorsese apresentou na sexta-feira em Cannes um convênio destinado a exibir filmes clássicos restaurados em festivais, escolas e pela Internet, de modo a ampliar o público dessas relíquias.

CARREGANDO :)

A World Cinema Foundation, fundada e presidida pelo diretor de Os Infiltrados, vai trabalhar com as empresas B-Side Entertainment e The Auteurs para lançar e divulgar os filmes que a WCF armazena.

"A restauração só é significativa se as pessoas puderem ver a obra", disse Scorsese a jornalistas no festival de Cannes, onde será exibida uma cópia restaurada de Os Sapatinhos Vermelhos.

Publicidade

A WCF espera fazer a pré-estreia de seus títulos em Cannes, o maior festival de cinema do mundo, e depois disso a B-Side irá colocá-los no circuito de festivais, museus, universidades e cineblubes, além de disponibilizá-los em sites como iTunes e Netflix.

A The Auteurs vai ajudar a divulgar os filmes para o público da Internet por meio do seu site de relacionamentos, que ela chama de "sala de cinema online".

Finalmente, os títulos serão disponibilizados em DVD e em edições especiais, numa parceria com a empresa The Criterion Collection.

A restauração é um assunto importante para a indústria cinematográfica, já que as cópias máster de muitos clássicos estão sem condições de uso ou sumiram.

Scorsese disse que quase 90% dos filmes mudos dos EUA não existem mais, assim como originais de clássicos como "Soberba" (1942), de Orson Welles.

Publicidade

O cineasta disse que conhecer esses filmes é importante para uma geração de jovens plateias criadas à base de filmes de ação de Hollywood. "Quanto mais plateias virem esses filmes, mais elas vão querer ver outros filmes assim, e aí o que acontece é que a plateia muda, o que significa que os filmes que estão sendo feitos mudam", disse Scorsese.

"Há uma plateia para filmes especiais, e bons filmes, para uma forma diferente de olhar o mundo - e não só para os 'blockbusters'".

Os Sapatinhos Vermelhos é um desses títulos. Dirigido em 1948 por Michael Powell e Emeric Pressburger, conta a história de uma ambiciosa bailarina, e é considerado uma obra-prima que inspirou outros cineastas. Scorsese contou que o viu pela primeira vez aos 8 anos.