O Cordão da Bola Preta, o maior e mais tradicional bloco do Rio de Janeiro, arrastou uma multidão para o centro da cidade na manhã de hoje.
O bloco, criado em 1930, desfilou pela avenida Rio Branco, a principal da região - 40 músicos e cinco carros de som embalaram os foliões.
A estimativa dos organizadores é a de que 2,5 milhões de foliões seguiram o cortejo - em 2012, foram 2,3 milhões. Segundo a PM, até as 12h20, ao menos 1,5 milhão de pessoas circulou pelo bloco.
Havia a expectativa de que o Guiness Book verificasse o público, mas a Riotur, órgão da prefeitura, disse que os juízes do livro dos recordes não compareceram ao evento. O Bola disputa com o Galo da Madrugada (Recife), o título de "maior bloco do mundo".
O Cordão da Bola Preta se concentrou a partir das 9h. De cima do principal carro de som, a atriz Leandra Leal carregou um estandarte do cordão vestida de branco e preto, as cores oficiais do bloco.Muitas pessoas saíram fantasiadas, como as amigas Fabíola Araújo, 34, Vivian Araújo, 36, e Aline Martins, 31, vestidas de bruxa-esqueleto.
"Ouvi muitas brincadeiras. Um homem disse que gostaria de montar um cemitério na sua casa", disse Fabíola.
- Galo da Madrugada: público estimado de 2,5 milhões
- Carlinhos Brown lidera o Galo da Madrugada no carnaval do Recife
- No Rio, blocos de carnaval começam folia cedo
- Psy e seu "Gangnam Style" enlouquecem foliões no carnaval de Salvador
- Carnaval de São Paulo homenageia cultura musical carioca
- Enfim, prontas para a folia na avenida