Os artistas plásticos paranaenses ganham uma publicação especial, neste domingo (18), que valoriza, fortalece e divulga o trabalho dos artistas radicados no Estado. Trata-se da coleção "Arte do Paraná", apresentada em um caixa com 11 volumes com a história de 30 artistas paranaenses, 10 deles com um livro dedicado exclusivamente à sua trajetória. O lançamento é do Solar do Rosário, espaço que têm investido na publicação de obras sobre os artistas plásticos do Paraná. "Infelizmente a cultura ainda está no eixo Rio-São Paulo, mas temos artistas muito talentosos no Paraná, que quando são descobertos lá fora, o Estado acaba perdendo. Através das publicações registramos e divulgamos o trabalho desses artistas", comentou Lucia Casillo, uma das autoras da coleção e das diretoras do Solar do Rosário.A coleção apresenta, em volumes com formato 20x20, com 24 páginas cada, através de textos e reprodução das obras, a trajetória de artistas figurativos, abstratos, desenhistas e ilustradores. Dez livros contam a história dos seguintes artistas plásticos do Paraná: "Calderari, o Pintor dos Mares"; "Dani Henning, a pintora das bicicletas"; "Domicio Pedroso, o pintor das favelas"; "Ida Hannemann de Campos, uma grande artista paranaense"; "Kambe, o artista da reflexão e da provocação"; "Lu Franco, a pintora dos jeitos e trejeitos"; "Mari Inês Piekas, a ilustradora de lembranças"; "Merege, um artista contemporâneo"; "Rogério Dias, o pintor dos pássaros" e "Zimmermann, o pintor dos envelopes, dos embrulhos e dos mistérios". O 11º livro fala sobre a "casa velha" e seus artistas "O Solar do Rosário, uma casa de cultura e arte", apresentando outros 20 artistas. "A coleção traz várias fases dos artistas, os estudos, as técnicas e sua formação. O Calderari, por exemplo, começou com gravura em metal, passou pela talha até se tornar o pintor de marinas, conhecido de hoje", lembrou Lucia Casillo.
Os textos são de Maria Cecília Noronha, Regina Casillo, Liana Leão e Lucia Casillo, que também foram responsáveis pela seleção dos artistas que ganharam um livro exclusivo. A idéia inicial era publicar uma coleção voltada para o público infantil, mas o texto acabou ficando mais adulto. "É uma publicação para todas as idades, de 8 a 80 anos. Fácil de manusear, com muitas ilustrações que vai atrair crianças e adultos, mas o texto acabou não ficando infantil", comentou a diretora do Solar.A publicação foi viabilizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e por isso serão doadas mais de 500 coleções a escolas, educadores, entidades culturais e a todas as bibliotecas do Brasil ligadas ao Ministério da Cultura. Devido ao apoio, a coleção também terá um preço especial no seu lançamento: R$ 60,00. Na seqüência deve subir para R$ 80,00. Durante a solenidade de lançamento também será aberta uma exposição com obras dos artistas plásticos: Calderari, Dani Henning, Domicio Pedroso, Ida Hannemann de Campos, Kambe, Lu Franco, Mari Inês Piekas, Merege, Rogério Dias e Zimmermann.
Confira as exposições em cartaz no Guias e Roteiros
Serviço: Lançamento da coleção de Livros "Arte do Paraná" - Editora Solar do Rosário e abertura da exposição "Arte do Paraná". Domingo (18) às 11h. Solar do Rosário (Rua Duque de Caxias, 04, Centro Histórico) Tel.: 3225-6232. De 2ª a 6ª das 10hs as 20hs, sab e dom das 10h30 as 14hs. Entrada franca.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião