Sublime: um dos responsáveis pelo ressurgimento do punk rock nos EUA| Foto: Divulgação

Formado em 1988 na ensolarada Long Beach por dois amigos de infância (o baixista Eric Wilson e o baterista Bud Gaugh), aos quais se juntou um guitarrista/vocalista recém-saído da Universidade da Califórnia (Bradley Nowell), o Sublime é hoje reconhecido como um dos responsáveis pelo ressurgimento do punk rock nos Estados Unidos no meio da década de 90 – ao lado de bandas como Green Day, The Offspring e Rancid.

CARREGANDO :)

Mas a banda original só durou oito anos – até 25 de maio de 1996, quando Brad Nowell foi encontrado morto em um quarto de hotel em San Francisco, vítima de uma overdose de heroína. O líder do Sublime nem chegou a aproveitar o estouro mundial da banda, que só veio com o terceiro álbum, homônimo, lançado pouco depois da sua morte. Até 2009, Sublime, o disco, havia vendido mais de 17 milhões de cópias ao redor do mundo – 10 milhões só nos Estados Unidos.

Naquele ano, os integrantes remanescentes, Eric e Bud, decidiram reformar o Sublime com um novo guitarrista e vocalista. O escolhido foi o garoto Rome Ramirez, que nasceu no mesmo ano da formação da banda – 1988. Ele era fã dos caras, tanto que uma das primeiras músicas que aprendeu a tocar na guitarra, quando tinha 11 anos, foi justamente do Sublime. Rome conheceu o baixista Eric Wilson graças a amigos em comum, e começou a se oferecer para dar "canjas" com ele. Logo depois, foi admitido na banda, e o trio voltou a cair na estrada.

Publicidade

Ainda em 2009, porém, o novo Sublime enfrentou o primeiro percalço: semanas depois da apresentação em um festival organizado pelo Cypress Hill em Los Angeles, um juiz proibiu os três músicos de usarem o nome "Sublime", que havia sido registrado por Brad Nowell. Em janeiro de 2010, depois de um acordo com a família de Nowell, o trio passou a se chamar Sublime with Rome.

Em 10 de outubro do ano passado, o trio se apresentou pela primeira vez no Brasil, no SWU, e caiu nas graças da galera. Portanto, é bom ir treinando desde já para cantar "Santeria" e "What I Got" junto com os caras no Lupaluna.