Personagens da peça se dividem entre o passado e o presente.| Foto: Guto Muniz/Divulgação

Esse é um musical com M maiúsculo, fruto da pesquisa sobre as origens da música brasileira. O grupo mineiro Ponto de Partida traz a Curitiba neste sábado e domingo (23 e 24) no Guairinha seu espetáculo Presente de Vô. Contando com o coro dos Meninos de Araçuaí, são 60 pessoas no palco.

CARREGANDO :)

Confira o serviço completo no Guia.

Veja também
  • Na jaula de Tennessee
  • Francês faz um espetáculo-conferência
  • Edson Bueno encena Brás Cubas
Publicidade

As cenas se alternam ao sabor das canções entoadas, mas há um enredo que alinhava todas elas. Em sua oficina, o velho Cambeva restaura sonhos e lembranças. Sua neta, Deolinda, quer descobrir o que ganhará de aniversário, e a senhorinha Temporina parte em busca de suas recordações de infância.

“As lembranças precisam ser uma plataforma para te lançar ao futuro”, explica a diretora Regina Bertola.

As canções resgatam tradições africanas e indígenas, incluindo uma ciranda guarani e batuques de avós do Vale do Jequitinhonha, com arranjos assinados pelo grupo Pau Brasil. Há ainda sucessos de Tom Jobim, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Milton Nascimento, além de canções do folclore português ou coletadas por Mário de Andrade, além de trilha sonora original.

É emocionante assistir às crianças de 6 a 20 anos e saber o quando suas trajetórias foram influenciadas por esse trabalho musical, que já dura 16 anos. São meninos e meninas do Projeto Ser Criança, mantido no Vale do Jequitinhonha. Integram o grupo 16 novatos, crianças mais novas que fazem sua estreia no palco neste sábado.

Assista à canção “A Ti Ma Ma” em que os atores do Ponto de Partida contracenam com o coro de meninos e meninas e seus batuques:

Publicidade