Nas próximas semanas, Curitiba terá algo próximo de um festival de balé espontâneo, dado o número de atrações que a cidade recebe.
As principais vêm da terra onde a dança clássica tem raízes mais profundas.
Dia 28 de agosto, o Russian State Ballet traz trechos de seus principais espetáculos de repertório ao Teatro Positivo. O destaque é “O Lago dos Cisnes”, espetáculo que fala da obstinação pela excelência artística.
Também serão apresentados trechos de coreografias antigas e outras contemporâneas, incluindo “A Bela Adormecida”, “Giselle”, “Spartacus”, “Cinderela”, “Don Quixote”, “Sheherazade” e “Copélia”, no que é chamado de “Gala Concert”. O State é uma das companhias de balé mais respeitadas na Rússia, ao lado de Bolshoi e Kirov.
A direção da turnê brasileira é do coreógrafo Viacheslav Gordeev, que foi chamado de “menino de ouro” em sua atuação como primeiro-bailarino do Bolshoi. O grupo faz outra apresentação, em Londrina, no dia 27.
Shakespeare
Também no dia 27, o Balé Guaíra traz de volta uma de suas grandes coreografias da última década, “Romeu e Julieta”. A peça foi remontada, com reduções de cena e cenário e fará uma curta temporada no Guairão.
Ucrânia
O prestigiado Ballet de Kiev, da Ucrânia, também vem ao Teatro Positivo, no dia 10 de setembro.
O grupo traz trechos de coreografias marcantes do balé clássico: “Carmem”, de Georges Bizet; “Chopiniana” (parte das “Sílfides”), de Frederic Chopin, e “Sherazade”, de Nicolai Rimsky-Korsakov.
O grupo que vem ao Brasil é formado sobretudo por jovens bailarinos.
Entre os principais nomes, estão Irina Surneva, Kateryna Kozachenko, Viktor Ishchuk e Ruslan Benstianov, além do corpo de baile.
Russian State Ballet. “O Lago dos Cisnes” (1º ato) e “Gala Concert” (2º ato). Dia 28 de agosto, às 21h.
Ballet de Kiev. “Carmem”; “Chopiniana” (de “Silfides”) e “Sherazade”. Dia 10 de setembro, às 21h.
Teatro Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), (41) 3317-3283. R$400 e R$200 (meia). Assinantes da Gazeta do Povo têm 50% de desconto na compra de até dois ingressos.
Cinema
Nesta semana, existe também a opção de assistir a um espetáculo de balé no cinema.
Dias 20, 22, 23 e 25 de agosto, o Cinemark do shopping Mueller exibe “La Fille Mal Gardée” (“A filha mal criada”), do Royal Opera House, de Londres.
Trata-se de uma comédia romântica de Frederick Ashton. O espetáculo tem legendas em português.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Deixe sua opinião