A história de um dos dez livros de literatura exigidos para a prova do vestibular 2017 da UFPR, “Fogo Morto”, será apresentada em forma de teatro neste fim de semana pelo Grutun!, grupo do UniBrasil. Outros vestibulares do país também exigem a leitura da obra.
Publicado em 1943 por José Lins do Rego, o livro parte da decadência dos engenhos de cana-de-açúcar no Brasil como pano de fundo para o drama de três protagonistas. A miséria e as doenças da época aparecem ao lado dos abusos de poder. Enquanto isso, grupos buscam uma saída entrando para o cangaço.
SERVIÇO
Teatro Experimental Universitário – Teuni (Trav. Alfredo Bufren, 140, com entrada pela escadaria da UFPR), (41) 3310-2736. Dia 1º às 18h, 19h30 e 21h; dia 2 às 19h30 e dia 3 às 19h30. R$20 e R$10 (meia).
A direção é de Alex Wolf, para quem a peça “apresenta aos espectadores a obra de José Lins do Rego de forma dinâmica e envolvente, típica da apresentação teatral. É um complemento para a leitura obrigatória do vestibular, que irá auxiliar o estudante a compreender e muitas vezes lembrar do enredo”, acredita.
Veja os outros livros de literatura exigidos pela UFPR:
- A Última Quimera, de Ana Miranda
- Clara dos Anjos, de Lima Barreto
- Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade
- Eles Não Usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri
- Fogo Morto, de José Lins do Rego
- Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar
- Os Dois ou o Inglês Maquinista, de Luís Carlos Martins Pena
- Sermão de Santo Antônio [aos peixes], de Antônio Vieira
- Últimos Cantos, de Gonçalves Dias
- Várias Histórias, de Machado de Assis