As bandas Hot Chip, Arctic Monkeys, The Killers e a cantora Björk são as atrações confirmadas para a edição curitibana do Tim Festival 2007, que acontece no dia 31 de outubro, na Pedreira Paulo Leminski. O esquema da venda de ingressos e os valores serão anunciados em outra data.
Principal festival de música da América Latina, o TIM Festival comemora seu quinto aniversário reformulado para as edições do Rio de Janeiro (com novas tendas temáticas em dois dias de shows) e São Paulo (onde serão cinco dias de shows). No total, o evento que acontece ainda em Vitória (ES) apresenta 26 atrações internacionais e 13 nacionais, selecionadas em conjunto por um time de cinco curadores: Zuza Homem de Mello, Zé Nogueira, Hermano Vianna, Ronaldo Lemos e Pedro Albuquerque.A atrações que vêm a Curitiba representam o novo rock feito na Inglaterra e nos EUA e a cultura globalizada.
Islandesa por nascimento, Björk é uma artista global, que absorve influências de várias partes do mundo e as reprocessa em sua música, o que pode ser constatado no seu último disco, "Volta" . O registro conta com colaborações de artistas da África, Ásia, Europa e do hip hop americano, numa representação do estado atual de surgimento de uma cultura globalizada.
Dos EUA, a banda The Killers sintetiza o alternativo/underground com o som que é divulgado na mídia, fazendo uma ponte entre as duas vertentes e agradando a ambos os públicos, inclusive no Brasil. As outras duas atrações são da Inglaterra, Hot Chip, que abre a noite curitibana, e Arctic Monkeys, terceira atração do Tim Festival 2007 Curitiba. Emergentes da internet, as duas bandas são os fenômenos mais significativos do cenário inglês atual.
A banda Arctic Monkeys surgiu na cultura de festas na Inglaterra, que hoje se espalha pelo mundo sob o rótulo de new rave. O segundo disco da banda, lançado este ano, alcançou o topo das paradas inglesas. Arctic Monkeys é esperado em Curitiba desde 2006, quando houve boatos de que eles viriam para cidade, o que já estava postado no site da banda. Mas a atração não foi confirmada por falta de patrocínio. A outra atração da ilha européia, Hot Chip, também é envolvida na organização de festas-surpresa na Inglaterra, lembrando um pouco o início das raves. A banda rompe com o formato tradicional de banda (baixo, bateria, guitarra e vocal) e também com o formato eletrônico de apresentação, com gente parada no centro do palco. O resultado amplia as possibilidades de novas combinações entre eletrônico e "acústico", mostrando o espírito sintetizado pelo novo rock inglês.
A grade do show em Curitiba, no dia 31 de outubro, já está definida com a seguinte seqüência: Hot Chip (19h), Björk (20h30), Arctic Monkeys (22h) e The Killers (23h45). A organização do evento promete anunciar em breve os preços dos ingressos e locais de venda.
Confira outras atrações no Guias e Roteiros
Esquerda tenta reconexão com trabalhador ao propor fim da escala 6×1
Jornada 6×1: o debate sobre o tema na política e nas redes sociais
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Deixe sua opinião