• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Depois do lançamento limitado nos estados de Rio e São Paulo, "Tropa de elite" estreou no resto do país mais que dobrando o número de espectadores. O longa já acumula 700 mil pessoas em dez dias de exibição, tornando-se a terceira produção nacional mais vista de 2007. Fica atrás apenas de "A grande família - O filme" (2,02 milhões em público) e "Primo Basílio" (com 790 mil). Até a próxima sexta-feira (19), "Tropa" chegará facilmente à segunda posição do ranking nacional do ano, e pelos resultados deverá ultrapassar facilmente os estimados 2,5 milhões de espectadores, conforme cálculos do produtor Marcos Prado.De bilheteria, o filme também vai bem. O longa que custou cerca de R$ 10 milhões já arrecadou R$ 6,52 milhões. Os números já consolidam a produção de José Padilha como blockbuster nacional, apesar da pirataria que fez com que 11 milhões de pessoas vissem o filme supostamente em DVD e downloads ilegais.

Agora ocupando 336 salas do país, "Tropa de elite" levou 410 mil pessoas aos cinemas no último fim de semana. Entre os dias 12 e 14 de outubro, o filme fez uma média de 1.220 pessoas por cópia. O crescimento de público foi de 120% em relação à semana de estréia.

Se este fosse o fim de semana de estréia de "Tropa de elite", a produção seria a terceira maior abertura do cinema nacional pós-retomada. Perderia apenas para "Carandiru" (468 mil espectadores) e "Os normais" (421 mil). E se não fosse a pirataria talvez "Tropa" tivesse ultrapassado esses números.

Balanço das estréias

O boletim especializado "Filme B" alerta que o resultado poderia ser ainda melhor se não fosse o futebol. Domingo foi dia de rodada de clássicos regionais pelo Campeonato Brasileiro e da estréia da seleção brasileira nas eliminatórias da Copa do Mundo.

Com isso, "Tropa" chegou ao primeiro lugar no ranking dos filmes mais vistos neste fim de semana no Brasil. "Resident evil: A extinção" caiu para a segunda posição. O filme com Mila Jovovivh ocupa 223 salas do país e levou 145 mil pessoas aos cinemas este fim de semana. Baseado no popular videogame, o longa acumula 540 mil espectadores.

O lançamento "Stardust: O mistério da estrela", com Michelle Pfeiffer e Robert De Niro, ficou na terceira posição, com 79.824 espectadores. Outra estréia internacional, "Justiça a qualquer preço" - com Richard Gere - ficou em quinto lugar (41 mil espectadores).

A produção francesa "Piaf - Um hino ao amor" fez uma boa média de público. O longa sobre a shitória da cantora Edith Piaf foi visto por 33.030 pessoas e teve 806 espectaores por cópia. No total, o elogiado filme ocupa 41 salas do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]