Vídeo| Foto: Reprodução RPC TV

O filme "Tropa de elite" (veja o trailer), de José Padilha, fez a melhor abertura de filme nacional em 2007 na média de espectadores por sala. Com a estréia antecipada para 5 de outubro somente nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e sem mídia de TV, o longa levou aos cinemas 180 mil espectadores no seu primeiro fim de semana. Foram 140 cópias exibidas em 171 salas, o que dá uma média de 1.052 espectadores por sala.Para efeito de compreensão desse resultado, é preciso levar em conta filmes de boa bilheteria e avaliar apenas os números do primeiro fim de semana nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Dentro desses parâmetros, "Tropa de elite" fez uma abertura 48% maior, por exemplo, que a "A grande família", o filme brasileiro mais visto em 2007.

CARREGANDO :)

Já, se comparado a "Carandiru" - o nacional que teve a melhor a abertura desde a retomada -, o longa de José Padilha ficou 38% abaixo. Em relação a "Cidade de Deus", filme com o qual tem sido comparado pelos críticos devido ao tema, "Tropa de Elite" teve uma performance 90% melhor. E ainda, comparado a "Dois filhos de Francisco" - o filme brasileiro que alcançou o maior número de espectadores nos últimos anos - "Tropa de elite" teve um desempenho 46% acima.

- Agradeço aos espectadores por estarem indo conferir nos cinemas a versão final do filme. O bom resultado deste primeiro fim de semana mostra que existe interesse do público por filmes brasileiros. Estou torcendo para que o mesmo aconteça nas cidades onde "Tropa" estréia nesse fim de semana - disse José Padilha em um comunicado divulgado pela assessoria do filme.

Publicidade

No dia 12 de outubro, próxima sexta-feira, "Tropa elite" chega aos cinemas fora de SP e RJ, alcançando cerca de 300 salas em todo o país. A data de estréia foi antecipada em função da pirataria. Segundo pesquisa do Datafolha divulgada no sábado, cerca de 1,5 milhão de pessoas assistiu ao DVD pirata somente na cidade de São Paulo. Desse total, 45% afirmaram que irão ao cinema para assistir ao filme na mídia para o qual foi concebido e produzido.