Parecia mais uma manhã calma de março na rua Virgílio Milleo, Cidade Industrial de Curitiba. Havia, porém, muita ação rolando dentro da oficina Kava Motor, onde alguns “malucos por motores” preparavam uma metamorfose barulhenta: transformar um Fusca 1300cc num nervoso motor de uma lancha capaz de subir, contra a correnteza das cataratas, o Rio Iguaçu.
Quem apareceu com a ideia foi o engenheiro mecânico inglês Jimmy De Ville. Ele é o protagonista da série “Viciado Em Motores”, que estreia nesta segunda-feira (14) às 21h20 no canal Discovery Turbo.
A série em seis episódios se baseia em transformações de motores à combustão. Jimmy e equipe viajam pelo mundo atrás dos veículos icônicos de diferentes países para envenená-los até o limite para usá-los em máquinas capazes de vencer desafios.
Viciado em Motores (Engine Addict With Jimmy De Ville).
Estreia: segunda-feira, 14 de dezembro, às 21h20.
Classificação indicativa: livre
“Os homens amam e respeitam os motores, pois eles são um brinquedo sério. São como alguma fera pré-histórica que a gente precisa domar”, disse Jymmi.
Ele conta que fez questão de começar a série no Brasil. Aqui, sua produção descobriu que o Fusca, por sua manutenção barata, resistência e charme, é o carro mais amado do país.
Alquimia
As máquinas de Jimmy de Ville em “Viciados em Motor” são capazes de tudo. Na Polônia, o motor de um carro símbolo da era comunista cria um veículo que cruza a neve das montanhas Tatra; na Escócia, um Rolls Royce é convertido numa lancha que atravessa o Lago Ness; em Estocolmo, o motor de um Volvo vira um turbo em um buggy que escala paredes; e um motor de motocicleta vira um triciclo voador na Áustria.
Faltava então encontrar o maior especialista em motor de Fusca do Brasil e ele estava em Curitiba. O policial federal aposentado Yel Feu foi proprietário de inúmeros fuscas e reformou e mexeu em outros tantos nos últimos quarenta anos. Dentro da confraria de amantes de Fusca, seu nome é uma lenda.
Os produtores da Discovery, o pessoal da oficina Jymmi e Yel meteram a mão na massa por cerca de uma semana. Trabalho movido a quentinhas de um restaurante caseiro do bairro.
A reportagem pode acompanhar o dia em que a preparação do motor terminou. Antes, o policial federal levara o britânico a uma corrida off road em que só competem Fuscas e o ajudara a encontrar e negociar o carro ideal.
Depois, os dois adaptaram o motor “tunado” no bote capaz de navegar as turbulentas águas das Cataratas do Iguaçu. “Poder viajar o mundo fazendo o que ama é a maior sorte que um homem pode ter”, comemorara Jimmy.
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