Além de designar um tipo de madeira, a palavra quarup (ou kuarup) dá nome a um importante ritual de homenagem aos mortos ilustres, celebrado pelos povos indígenas da região do Xingu. Seja por sua linhagem ou poder de liderança, o homenageado é colocado no mesmo nível dos ancestrais da tribo. Curiosamente, o maior quarup já realizado no Xingu foi em tributo à morte de um "caraíba" (homem branco): o sertanista Orlando Villas Bôas (1914 2002), que tem sua trajetória relembrada a partir de hoje, na exposição Kuarup A Última Viagem de Orlando Villas Bôas, em cartaz na Galeria da Caixa (confira o serviço completo).
Ao lado dos irmãos Cláudio (1916 1998), Leonardo e Álvaro, Orlando exerceu um papel fundamental na implantação de políticas públicas de proteção à saúde e à cultura indígena do Alto-Xingu. A família Villas Boas foi a grande responsável pela criação do Parque Nacional do Xingu, em 1961, com a ajuda do antropólogo Darcy Ribeiro (19221997), fato que representou não apenas uma ruptura intelectual e política, mas, acima de tudo, o reconhecimento das comunidades indígenas daquela região.
Boa parte da sabedoria e experiência adquiridas pelo sertanista será transmitida ao visitante da exposição, composta por 40 fotografias do mineiro Renato Soares, que retratam a cerimônia realizada após a morte de Orlando e que reuniu mais de 2 mil índios de diversas regiões na aldeia Yawalapiti. Além das imagens, a mostra conta com mapas, textos explicativos, utensílios pessoais de Villas Bôas e uma entrevista em vídeo com o sertanista, registrada pela fotógrafa inglesa Maureen Bisilliat. "É um trabalho belíssimo. Uma explosão de cores e de vida. Orlando e seus irmãos foram verdadeiros heróis brasileiros", celebra a curadora Denise Carvalho.
Serviço:
Kuarup A Última Viagem de Orlando Villas Bôas. Galeria da CAIXA (R. Cons. Laurindo, 280 Centro), (41) 2118-5114. Abertura hoje, às 19h30, com visita guiada pela curadora Denise Carvalho e o fotógrafo Renato Soares, às 18h30. Visitação de terça-feira a sábado, das 10 às 21 horas e domingos, das 10 às 19 horas. Entrada franca. Até 15 de agosto. Confira o serviço completo
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião