Se você é um dos felizardos que adquiriu um dos disputados ingressos para a peça Marina (confira o serviço completo), que estreia hoje, na Mostra 2011 do Festival de Curitiba, é bom ir se preparando para conferir algo bastante diferente da animação A Pequena Sereia, dos estúdios Disney.
O espetáculo da companhia carioca PeQuod Teatro de Animação também é inspirado no conto do dinamarquês Hans Christian Andersen (18051875), mas sua adaptação, diferente da do filme, preza pelo enredo original da história, repleto de elementos de tragédia clássica. "O conto possui todos os elementos de uma tragédia grega. É a história de uma mulher que abre mão de sua natureza em nome do amor e é obrigada a amargar as consequências de sua decisão", explica o diretor da montagem, Miguel Vellinho, em entrevista à Gazeta do Povo.
Além da inspiração literária, o que chama a atenção para o espetáculo, que mescla teatro de bonecos ao tradicional, é o fato de ele ser apresentado debaixo dágua. Para isso, a companhia trouxe a Curitiba quatro grandes aquários e uma pequena piscina, onde se desenvolve a ação. "Tivemos de buscar uma nova técnica de movimentação e novos materiais, pois os bonecos mudam de peso quando submersos e a água corrói os vernizes e os tecidos. Foi o processo mais experimental pelo qual já passamos", conta Vellinho.
Para completar a montagem, indicada ao Prêmio Shell deste ano, a triste história da sereia é acompanhada por versões ao vivo, cantadas pelo elenco, das canções praieiras de Dorival Caymmi. "Quando me deparei com essas canções, casualmente, fiquei impressionado com o encaixe delas na história. É uma obra do acaso", conta.
Serviço:
Marina (confira o serviço completo). Cia PeQuod Teatro de Animação. Teatro Sesc da Esquina (R. Visc. do Rio Branco, 969), (41) 3304-2222. Dias 6 e 7, às 21 horas. Ingressos esgotados.
Confira a programação da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba também pelo seu iPhone e iPad, baixe o app da Gazeta do Povo gratuitamente na Apple Store. Se você já possui nosso app, basta fazer o download da edição do dia e ir à editoria do Caderno G.
Deixe sua opinião