A cantora e compositora pop, produtora de discos, atriz e diretora norte-americana Madonna começa sua mais recente turnê mundial, "Sticky & Sweet", no sábado, em Cardiff, País de Gales. A turnê passa pelo Rio de Janeiro e São Paulo em dezembro.
Veja alguns dados sobre a "rainha do pop"
Nascimento
Madonna Louise Veronica Ciccone nasceu em Bay City, Michigan, em 16 de agosto de 1958, a terceira de oito filhos de uma família católica devota de origem italiana.
Carreira na música e no cinema
Sua grande chance aconteceu em 1984, quando ela assinou contrato com uma gravadora e criou seus dois primeiros grandes sucessos, "Like a Virgin" e "Holiday". A fama de Madonna já estava a caminho.
Em 1985, ela se casou com o rebelde de Hollywood Sean Penn e conseguiu um de seus papéis mais memoráveis no cinema, em "Procura-se Susan Desesperadamente".
O reflexo perfeito de Madonna era a heroína argentina Evita Perón, que passou da obscuridade à fama graças a seu esforço próprio. Madonna pediu ao diretor Alan Parker que lhe confiasse o papel biográfico no musical "Evita", que lhe valeu um Globo de Ouro. Ela já atuou em cerca de 20 filmes até agora.
A Associação das Gravadoras da América a descreveu como a artista de rock de maiores vendas do século 20 e a segunda maior artista mulher em vendas nos Estados Unidos, com vendas certificadas de 63 milhões de álbuns.
O Guinness dos Recordes Mundiais a coloca como a mais bem-sucedida cantora de todos os tempos, com fortuna líquida estimada em mais de 400 milhões de dólares, tendo vendido mais de 200 milhões de dólares em todo o mundo.
Controvérsia
Em 1989, o videoclipe de "Like a Prayer" foi seu terceiro álbum a liderar as paradas dos dois lados do Atlântico. Com seus vínculos entre religião e erotismo, o vídeo foi condenado pelo Vaticano, levando a Pepsi-Cola a cancelar seu contrato de patrocínio de Madonna.
A publicidade resultante ajudou o álbum de mesmo nome a virar best-seller mundial.
Em sua turnê "Blonde Ambition", de 1990, Madonna causou furor ao usar um sutiã de cone de Jean Paul Gaultier e cobrir o palco de imagens religiosas. O Vaticano descreveu o show como "um dos espetáculos mais satânicos da história da humanidade".
Em 1992, seu livro erótico "Sex", em que Madonna posou nua em várias poses provocantes, foi mal recebido pela crítica.
No MTV Video Music Awards de 2003, Madonna deu beijos de língua em Britney Spears e Christina Aguilera quando elas cantaram seu clássico "Like a Virgin".
Vida doméstica
Numa festa do Sting, o ex-vocalista do Police, Madonna conheceu o cineasta britânico Guy Ritchie, e eles se casaram em dezembro de 2000. Seu filho Rocco Ritchie nasceu em agosto de 2000. No mês passado, Ritchie rompeu o silêncio em relação aos boatos segundo os quais o casamento estaria mal, dizendo à revista People que ele vai muito bem.
Em maio, uma corte do Malauí aprovou formalmente a adoção por Madonna de David Banda, bebê que ela tirou de um orfanato do país do sul da África. A iniciativa causou polêmica. Críticos acusaram o governo de passar ao largo das leis que proíbem pessoas não residentes no país de adotar crianças em Malauí, que vem sendo fortemente afetado pela epidemia de Aids.
- Madonna, aos 50 anos, começa turnê mundial em estádio britânico
- Cobrança de 20% de taxa de conveniência para ingressos da Madonna é indevida, diz Procon
- Está aberto o cadastramento para compra de ingressos de Madonna
- Set-list da nova turnê de Madonna inclui clássicas "Vogue" e "Like a Prayer", diz jornal
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Moraes viola a lei ao mandar Daniel Silveira de volta à cadeia, denunciam advogados
Grupos pró-liberdade de expressão se organizam contra onda de censura
Deixe sua opinião