As vendas de música digital no mundo quase dobraram para cerca de 2 bilhões dólares em 2006, valor que representa 10 por cento do total vendido pela indústria como um todo. Apesar disso o segmento não atingiu o feito de minimizar a queda nas vendas de CDs, informou uma organização do setor.
No relatório 2007 Digital Music Report, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) informou nesta quarta-feira que espera que as vendas de música digital representem um quarto de todo o faturamento do setor no mundo em 2010.
"O ritmo de transformação em nossa indústria é desafiador, mas no momento o Santo Graal ainda não foi atingido", disse o presidente-executivo da entidade, John Kennedy, em referência ao objetivo maior do setor de minimizar o impacto da queda na venda de discos.
"Eu gostaria de anunciar que a queda nas vendas de CDs está sendo compensada por um aumento na mesma proporção ou maior nas receitas online e móveis. Mas isso ainda não está acontecendo em uma escala global."
As vendas de música como um todo caíram 4 por cento no primeiro semestre de 2006 por causa da pirataria e competição pelos gastos dos consumidores.
O relatório afirma que os internautas fizeram no ano passado 795 milhões de downloads legais de músicas, um crescimento de 89 por cento frente 2005. Os downloads foram feitos de quase 500 serviços de canções digitais disponíveis em 40 países.
O número de faixas disponíveis dobrou e alcançou mais de 4 milhões nos principais serviços de música online, segundo a IFPI.
A entidade, que abriu cerca de 30 mil processos contra internautas que distribuíam música digital indevidamente, informou que o compartilhamento de música na Europa foi contido no ano passado, apesar de um aumento de 30 por cento na penetração da banda larga nos lares do continente.