Em 2006, o mundo celebra os 80 anos do nascimento de John William Coltrane (1926 1967), na cidade de Hamlet, Carolina do Norte (EUA). Seu primeiro contato com a música aconteceu por meio do pai, um pastor que também era instrumentista.
Aos 13 anos, Trane começou tocando clarinete e sax alto na igreja. Ao 17, mudou-se para Filadélfia e mudou também de instrumento. Influenciado por Johnny Hodges, adotou o sax tenor. Em 1955, depois de integrar a banda de Dizzie Gillespie, foi recrutado por Miles Davis.
Seu vício em heroína o afastou de Miles, mas o levou à porta de Thelonius Monk. Por cinco meses, em 1957, os dois realizaram inúmeros shows no Five Spot Café de Nova Iorque, gravaram um disco e se apresentaram no reverenciado Carnegie Hall.
Em dezembro do mesmo ano, Trane voltaria ao quinteto de Miles, onde ficaria até 1960, ano em que criaria seu primeiro quarteto.
O John Coltrane Quartet formado com McCoy Tyner (piano), Elvin Jones (bateria) e Jimmy Garrison (baixo) se tornou um dos mais famosos e influentes na história do jazz.
Coltrane morreu em 17 de julho de 1967, aos 40 anos, vítima de câncer no fígado.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas