Autoridades vietnamitas divulgaram uma recomendação do Departamento Nacional de Cinematografia sugerindo que produtores e importadores de filmes rejeitem "os filmes que semeiam o medo e o pânico", dizendo que são aceitáveis os filmes de horror cujos finais "celebram o triunfo da justiça sobre o mal".
No Vietnã, onde as autoridades comunistas aprovam o teor de todos os programas culturais, incluindo filmes e obras de arte, os filmes mais vistos costumam ser os de ação de Hong Kong ou Hollywood. Também são populares os romances e as comédias.
"Desaconselhamos os filmes destituídos de arte ou humanismo, com tramas incompreensíveis e horror extremo ou que conseguem convencer os espectadores a acreditar em fantasmas ou outras coisas sobrenaturais", teria dito o autor das diretrizes, Lai Van Sinh, de acordo com um jornal.
O jornal Thanh Nien disse que cineastas e importadores de filmes reagiram dizendo que, se filmes sobre fantasmas não assustarem o espectador, não poderão ser qualificados como filmes de horror.
Eles disseram ainda que, se as tramas são facilmente compreensíveis, é porque os filmes provavelmente são malfeitos.